Polícia lança operação para combater golpe do falso advogado na Bahia
Operação visa centralizar informações e coordenar ações de inteligência contra fraudadores
A Polícia Civil da Bahia dará início a uma operação para combater o golpe do falso advogado, após solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA). O foco será centralizar informações sobre os golpistas e realizar ações de inteligência conjunta.
A medida foi anunciada por Jorge Figueiredo, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia, durante evento da OAB-BA em Lençóis. O golpe, que usa dados públicos de advogados para roubar vítimas, gerou mais de 800 denúncias desde abril.
A operação, liderada pela Polícia Civil, será organizada por um padrão investigativo, deixando a execução das ações para as delegacias. Figueiredo detalhou que, em vez de permitir investigações independentes, a ação será centralizada, com delegacias realizando as cautelares e operações. As ações devem começar no segundo semestre de 2025.
O golpe se dá quando golpistas, se passando por advogados, pedem pagamentos via PIX, alegando liberar créditos de processos. Eles usam estratégias como clonagem de WhatsApp ou mensagens falsas. Para evitar cair na fraude, recomenda-se verificar os dados de contato e combinar formas seguras de pagamento com o advogado.