Feira de Santana

Polícia Federal investiga tentativa de golpe em Feira usando nome do MPT

Todo o material foi reunido e encaminhado por meio de ofício à Polícia Federal com solicitação de apuração do golpe

02/08/2022 12h05
Polícia Federal investiga tentativa de golpe em Feira usando nome do MPT
Foto: Jorge Magalhães

O Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhou à Polícia Federal uma série de informações sobre tentativa de golpe feita no município de Feira de Santana, na Bahia, com o uso do nome da instituição.

O caso chegou ao conhecimento do MPT na sexta-feira (29), quando potenciais vítimas da trama procuraram a unidade do órgão em Feira para esclarecer pedidos de dinheiro que teriam sido feitos por contatos que se passavam por procuradores e servidores. Todo o material foi reunido e encaminhado por meio de ofício à Polícia Federal com solicitação de apuração do golpe.

Não há até o momento registro de que alguém tenha repassado qualquer valor aos golpistas, mas o caso segue sendo investigado. Outras tentativas semelhantes já haviam sido registradas envolvendo o nome da instituição, mas esta é a primeira vez que ocorre na Bahia. Os diretores de sindicatos contatados pelos golpistas foram orientados a prestar queixa na Polícia Civil local e apresentar ao MPT cópia dos boletins de ocorrência para serem também remetidos à Polícia Federal.

O MPT lembra que seus membros não fazem pedidos de pagamentos ou de repasses de valores para realização de operações e de forças-tarefas de combate ao trabalho escravo ou para quaisquer outras atividades funcionais da instituição. Também não emite boletos ou faz cobranças relativas à participação, junto ao órgão, de sindicatos como porta-vozes das categorias de trabalhadores. Caso haja alguma situação dessa, o MPT orienta a possível vítima a contatar o MPT imediatamente para receber orientação sobre como proceder para identificar os golpistas.

O Ministério Público do Trabalho reforça que só entra em contato por correios eletrônicos que utilizam o seu referido domínio oficial. As notificações, por exemplo, são sempre emitidas pelo endereço [email protected] (o contato não recebe retornos e não pedirá respostas).

E-mails falsos enviados em nome da instituição devem ser desconsiderados e apagados e os números de telefone utilizados devem ser bloqueados. O MPT orienta que as mensagens sejam deletadas sem que sejam abertas. O usuário não deve, em hipótese alguma, fazer o pagamento dos referidos boletos, clicar em links, fornecer senhas e outras informações pessoais ou autorizar a instalação de programas recebidos por meio da mensagem.

Caso deseje falar com o MPT, o cidadão deverá utilizar os outros canais disponibilizados por meio do site oficial, que será sempre acompanhado do domínio mpt.mp.br, como sinal de confiabilidade. Por meio do endereço, também é possível conferir diretamente a autenticidade dos documentos, mediante a informação do “id” da assinatura eletrônica presente na lateral do arquivo enviado.

Os endereços das unidades do MPT e o telefones para contato também estão disponíveis no site prt5.mpt.mp.br, para fins de conferência.

*ASCOM

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mortes por covid em Feira diminuíram 85,2% em relação a 2021

Mortes por covid em Feira diminuíram 85,2% em relação a 2021

Redução está ligada à ampliação da vacina
Feira de Santana
Iniciadas pré-conferências municipais de saúde para propor melhorias no SUS

Iniciadas pré-conferências municipais de saúde para propor melhorias no SUS

A iniciativa da Prefeitura por meio da Atenção Primária e do Conselho Municipal de...
Feira de Santana
Policlínicas municipais realizaram mais de 7 mil consultas em novembro

Policlínicas municipais realizaram mais de 7 mil consultas em novembro

As consultas nas policlínicas são realizadas de segunda a sábado