Polícia

Polícia Civil realiza megaoperação no Sul da Bahia

Integrantes de grupos criminosos que disputam território e são envolvidos com homicídios e o tráfico de drogas são alvos da Operação Rixa

03/05/2023 06h32
Polícia Civil realiza megaoperação no Sul da Bahia
Foto: Tony Silva / Ascom-PC.

A neutralização de dois grupos criminosos que rivalizam entre si e são responsáveis por homicídios e o tráfico de drogas, no município de Eunápolis, é o foco da “Operação Rixa”, deflagrada pela Polícia Civil, em cidades do Sul da Bahia, além de Irecê, na manhã desta quarta-feira (3).

Durante as ações, que envolvem centenas de policiais, são cumpridos cerca de 10 mandados de busca e apreensão, dos quais quatro têm cumprimentos em unidades prisionais. Também estão sendo realizadas 14 transferências de internos integrantes de grupos criminosos, para regime disciplinar diferenciado, em decorrência de investigações da Polícia Civil. As transferências são realizadas pelas equipes da Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), com o apoio de guarnições da Polícia Militar.

De acordo com o coordenador da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), delegado Moisés Damasceno, coibir a articulação entre os criminosos dentro e fora dos presídios é um dos principais objetivos das ações. “A disputa por territórios entre integrantes destes grupos, tanto os que estão presos, quanto os que estão em liberdade, é danosa para as comunidades. Estamos coibindo essa prática e qualquer outro tipo de atuação criminosa, nesta região”, pontuou.

Também participam das ações policiais civis da 6ª Coorpin/Itabuna, 7ª Coorpin/Ilhéus, 8a Coorpin/Teixeira de Freitas, 10ª Coorpin/Vitória da Conquista, 20ª Coorpin/Brumado e 21ª Coorpin/Itapetinga, da Coordenação de Operações Especiais (COE), além do apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Mata Atlântica) e Rondesp Sul.
A operação também tem o apoio das Secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e da Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Inteligência (SI).

Comentários

Leia também

Polícia
Mulher suspeita de oferecer falsas vagas de emprego é presa em Salvador

Mulher suspeita de oferecer falsas vagas de emprego é presa em Salvador

Ela é investigada por envolvimento em cerca de 53 ocorrências
Polícia
Polícia Civil prende condenado a 19 anos por assalto contra casal de Policiais Federais na Bahia

Polícia Civil prende condenado a 19 anos por assalto contra casal de Policiais Federais na Bahia

O crime ocorreu em 2012, quando o condenado, acompanhado de outros dois comparsas, invadiu...
Polícia
PMs de mais 10 unidades da capital e da RMS passam a utilizar câmeras corporais no patrulhamento ordinário

PMs de mais 10 unidades da capital e da RMS passam a utilizar câmeras corporais no patrulhamento ordinário

Com a implantação, sobe para 23 o número de Batalhões e Companhias Independentes que...