Polícia Civil prende homem investigado por estupro, sextorsão e posse ilegal de armas em Santo Estêvão
Segundo a investigação, o homem, ex-companheiro da vítima, a constrangia a manter relações sexuais mediante ameaça de divulgar imagens íntimas gravadas sem consentimento.
No mês de conscientização do Agosto Lilás e em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, a Polícia Civil da Bahia prendeu um homem investigado pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, estupro e sextorsão.
A ação foi realizada pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) de Santo Estêvão, com apoio das Delegacias Territoriais de Santo Estêvão e Rafael Jambeiro, além da 9ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana. Durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva, também foi efetuada a prisão em flagrante do suspeito por posse irregular de arma de fogo.
No local, os policiais apreenderam três espingardas artesanais que estavam em posse do investigado. A prisão preventiva foi decretada pelo Juízo Criminal de Santo Estêvão, a partir de representação da autoridade policial, com base na gravidade dos fatos e na necessidade de garantir a ordem pública e preservar a integridade física e psicológica da vítima.
Segundo a investigação, o homem, ex-companheiro da vítima, a constrangia a manter relações sexuais mediante ameaça de divulgar imagens íntimas gravadas sem consentimento. Mesmo após um abuso sexual ocorrido no dia 25 de julho, o agressor continuou enviando mensagens e exigindo novos encontros, sob coação e intimidação, inclusive com ameaças armadas.
A Polícia Civil destacou que a prisão reforça o compromisso da instituição no combate à violência contra a mulher, especialmente durante o Agosto Lilás, campanha dedicada à prevenção e enfrentamento desse tipo de crime. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completa 19 anos em 2025, é considerada uma conquista histórica no Brasil, garantindo medidas protetivas, a responsabilização de agressores e o acolhimento das vítimas.