Polícia Civil leva palestra sobre riscos digitais e primeiros socorros a estudantes de Feira de Santana
A iniciativa integra o projeto “SEPREV e as Forças de Segurança Pública e Defesa Social Vão às Escolas”, promovido pela Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV).
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) e da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), participou de uma ação educativa na Escola Estadual Teotônio Vilela, em Feira de Santana. A iniciativa integra o projeto “SEPREV e as Forças de Segurança Pública e Defesa Social Vão às Escolas”, promovido pela Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV).
O encontro reuniu cerca de 52 estudantes do 1º ano das turmas A e E e contou com uma palestra conduzida pela delegada titular da DERCCA, Dra. Clécia Vasconcelos, que abordou o tema “Riscos da Internet, Plataformas, IA, Big Techs, Cyberbullying, Abuso Sexual, Sextorsão e Outros Crimes Digitais”.
Durante a explanação, a delegada destacou o conceito de bullying, explicando que se trata de uma conduta sistemática de intimidações que afetam a integridade e o desenvolvimento da vítima. Ela ressaltou que, quando praticado por adolescentes, o bullying pode configurar ato infracional, sujeito a medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A palestra ganhou um caráter mais próximo da realidade dos alunos quando a delegada trouxe exemplos cotidianos do ambiente escolar, facilitando a identificação dos jovens com o tema.
Além da discussão sobre segurança digital, os estudantes também receberam uma orientação prática de primeiros socorros, ministrada por uma enfermeira socorrista. Foram demonstrados procedimentos básicos em casos de engasgo e formas adequadas de prestar auxílio imediato em situações de emergência.
De acordo com a Polícia Civil, ações como essa reforçam o compromisso institucional da corporação com a promoção da cidadania, a proteção da infância e da adolescência, além de estreitar a confiança da população nas forças de segurança pública.