Polícia

Polícia Civil deflagra operação contra grupo investigado por tráfico e homicídios

Dez suspeitos já foram presos, drogas apreendidas e um criminoso foi socorrido para uma unidade hospitalar depois de confrontar com as equipes policiais

22/05/2024 06h24
Polícia Civil deflagra operação contra grupo investigado por tráfico e homicídios
Foto: Ascom / PCBA

O Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (22), a Operação Hégira, para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de integrantes de um grupo criminoso investigado por tráfico de drogas e homicídios.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em 15 bairros de Salvador. Dez suspeitos já foram presos, drogas apreendidas e um criminoso foi socorrido para uma unidade hospitalar depois de confrontar com as equipes policiais.

A organização criminosa, liderada por internos do sistema penitenciário da Bahia e que fazem parte de um grupo de São Paulo, está sendo investigada há 22 meses. “Os líderes da organização se valiam de comparsas em liberdade para praticar os crimes”, informou a diretora do Draco, delegada Márcia Pereira.

As investigações realizadas pelo Draco também apontaram a atuação do grupo em crimes contra o patrimônio, praticados na orla de Salvador e alguns deles durante o Carnaval 2024. As vítimas eram turistas ou moradores de bairros nobres.

Internos do sistema prisional e suspeitos monitorados por tornozeleira eletrônica também são alvos da operação. Além dos mandados, a Justiça decretou o bloqueio de contas bancárias e congelamento de ativos financeiros dos investigados.

Equipes dos Departamentos Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) estão em campo participando da operação.

Comentários

Leia também

Polícia
Polícia prende homem suspeito de estuprar sobrinha por mais de 20 anos

Polícia prende homem suspeito de estuprar sobrinha por mais de 20 anos

Ele está agora à disposição da 1ª Vara Criminal de Serra Preta.
Polícia
Polícia apreende 330kg de maconha em Teofilândia

Polícia apreende 330kg de maconha em Teofilândia

Dois suspeitos foram alcançados e detidos e o terceiro fugiu.
Polícia
Operação Força Total realiza apreensões de drogas em vários bairros de Feira