Polícia

Polícia Civil cumpre mandatos por fraudes em Feira de Santana

Polícia Civil investiga golpes que já passam de R$ 200 mil contra uma empresa de pagamento automático de pedágio e estacionamento e de cartões de combustível

01/09/2022 06h50
Polícia Civil cumpre mandatos por fraudes em Feira de Santana
Foto: Divulgação SSP

Equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) cumprem, na manhã desta quinta-feira (1º), mandados de busca e apreensão em endereços de Salvador e Feira de Santana, como parte de uma investigação de fraudes praticadas contra uma empresa de pagamento automático de pedágio e estacionamento e de cartões de combustível. O esquema já causou um prejuízo estimado em R$ 200 mil.

Serão cumpridos 16 mandados na capital baiana e outros três em Feira. A ação desta quinta tem o objetivo de reforçar o conjunto de provas da investigação, que já está em curso. Algumas vítimas do golpe, inclusive, já foram ouvidas pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber). O delegado Charles Leão, titular da unidade, explica como se deu o esquema.

“Estamos investigando a ação de ex-empregados da empresa, que, de alguma forma, conseguiram arregimentar funcionários para colaborarem com a fraude, não tomando o devido cuidado ao cadastrar os adesivos aos veículos. Segundo apuramos, carros usados por fraudadores são equipados com as tags cadastradas irregularmente. Esses ‘stickers’ são cadastrados em nome de outra pessoa e vinculados a cartões de crédito de terceiros, que não sabem do golpe”, explica.

Conforme investigado pela DreofCiber, havia um núcleo de fraudadores em Salvador e outro em Feira. “Nosso objetivo é, com a apreensão de documentos, computadores e aparelhos telefônicos, definir melhor qual a dinâmica deste grupo criminoso, quem efetivamente o integra e suas funções internas”, acrescenta o delegado.

Comentários

Leia também

Polícia
Polícia Civil emprega mais de dois mil policiais na Operação Eleições 2022

Polícia Civil emprega mais de dois mil policiais na Operação Eleições 2022

Atividades de inteligência cibernética vão auxiliar no acompanhamento e prevenção...
Polícia
Vítima de tiros morre na policlínica do George Américo

Vítima de tiros morre na policlínica do George Américo

Não há detalhes sobre a autoria e motivação do crime.
Polícia
PETO 66 apreende drogas e arma no bairro Conceição