Bahia

Polícia Civil cria núcleo para proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual

O Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca) vai atuar para prevenir e reprimir tais delitos

08/09/2024 12h20
Polícia Civil cria núcleo para proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual
Foto: Haeckel Dias/assessoria Polícia Civil da Bahia

A criação e instalação do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca) foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado de sábado (7). A unidade ficará vinculada à Agência de Inteligência do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) da Polícia Civil e tem a finalidade de atuar em suporte às equipes de investigação das unidades operativas.

O objetivo do Nercca é, por meio da especialização de equipes, lidar com a crescente sofisticação e complexidade dos crimes contra crianças e adolescentes no ambiente virtual. Assim, os policiais serão capacitados para, com o uso de ferramentas de inteligência, prevenir e reprimir tais delitos.

Entre as atividades que serão realizadas pelo Nercca, estão: a produção de relatórios técnicos de inteligência para subsidiar as investigações conduzidas pelas delegacias; a proposição e coordenação de capacitações específicas para os profissionais que atuam na investigação de crimes contra crianças e adolescentes no ambiente virtual, em colaboração com a Academia da Polícia Civil (Acadepol); e a realização de parcerias com organizações e entidades nacionais e internacionais para o intercâmbio de informações e a adoção de boas práticas no combate a crimes cibernéticos.

A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, explicou que o Nercca chega para colocar a Bahia em destaque na especialização das investigações neste tipo de crime.

“Nossa meta é atuar de forma integrada com outras unidades de inteligência, visando à troca de informações e ao aprimoramento das investigações. Assim, vamos desenvolver também ações voltadas à orientação e melhoria do desempenho das delegacias territoriais e especializadas, com aperfeiçoamento contínuo, para coibirmos os crimes contra crianças e adolescentes no meio virtual”, declarou.

Comentários

Leia também

Bahia
Cidades do interior da Bahia aparecem entre as mais quentes do país; saiba quais

Cidades do interior da Bahia aparecem entre as mais quentes do país; saiba quais

Municípios do interior registram temperaturas acima dos 35°C e figuram entre os maiores...
Bahia
PM fica ferido após ser baleado na cabeça em Salvador

PM fica ferido após ser baleado na cabeça em Salvador

Caso ocorreu neste domingo (19), no bairro do Curuzu.
Bahia
Feriado de Tiradentes deve levar mais de 600 mil veículos às estradas da Bahia

Feriado de Tiradentes deve levar mais de 600 mil veículos às estradas da Bahia

Fluxo intenso é esperado nas rodovias que ligam Salvador ao interior e ao Litoral Norte ...