Polícia

PM reforça segurança perimetral e mantém monitoramento do presídio de Feira

O major informou que já existem discussões com o CPRL para modernizar o sistema de segurança externa do complexo.

06/12/2025 06h32
PM reforça segurança perimetral e mantém monitoramento do presídio de Feira
Foto: JP Miranda

Durante a solenidade de formatura dos novos soldados da Polícia Militar, o major Jefferson Capinan, comandante da  Companhia Independente de Polícia de Guarda de Feira de Santana da PMBA, falou sobre a situação atual do Complexo Prisional de Feira de Santana após a fuga de três presos registrada recentemente. Segundo ele, apesar do episódio, o cenário está sob controle e o trabalho integrado com a direção do presídio tem sido constante.

“A situação está controlada. Estamos em contato direto com o diretor do presídio e seus diretores adjuntos, sempre mantendo esse contato próximo, tentando evitar novas fugas e atuando também na captura desses indivíduos”, afirmou o major.

Foto: JP Miranda

Capinan destacou o trabalho da inteligência da PM e lembrou casos recentes de recaptura de fugitivos.

“Conseguimos há pouco tempo recapturar um preso em Santa Catarina, que havia fugido em 2020 do presídio de Feira. Com o trabalho da nossa inteligência, junto ao CPRL e à Secretaria de Segurança Pública, foi possível localizar e prender o indivíduo em Blumenau”, explicou.

Questionado sobre a avaliação da estrutura do presídio, especialmente das guaritas, que chegaram a passar por vistoria, o major Capinan esclareceu que o episódio mais recente de fuga não teve relação com as instalações da Polícia Militar.

“A fuga não ocorreu por causa da infraestrutura das guaritas. Foi uma questão interna, dentro do presídio, que é responsabilidade da Polícia Penal e da SEAP. A PM atua apenas na parte externa, no perímetro”, reforçou.

Apesar disso, o comandante reconhece que o modelo atual de vigilância das guaritas é ultrapassado.

“Desde a minha chegada, detectamos que aquela estrutura de policiamento é arcaica. Manter um policial isolado numa guarita, esperando algo acontecer, não é mais eficiente”, afirmou.

O major informou que já existem discussões com o CPRL para modernizar o sistema de segurança externa do complexo.

“Estamos trabalhando, junto ao CPRL, na ideia de modernizar esse tipo de policiamento, aumentando a fiscalização eletrônica e o monitoramento externo. Assim, conseguiremos uma eficiência maior na segurança perimetral do presídio”, concluiu.

A proposta deve integrar novos equipamentos, tecnologia e reorganização operacional, buscando evitar novas fugas e fortalecer a atuação da PM no entorno do complexo prisional.

*Com informações do repórter JP Miranda

Comentários

Leia também

Polícia
Suspeito de tentativa de estupro é preso em Irará

Suspeito de tentativa de estupro é preso em Irará

O crime aconteceu no centro do município de Coração de Maria, em dezembro de 2025
Polícia
Travesti é assassinada a tiros após discussão em Feira de Santana

Travesti é assassinada a tiros após discussão em Feira de Santana

Crime aconteceu no bairro Parque Getúlio Vargas e, segundo a polícia, teria sido motivado...
Polícia
Jovem de 20 anos é morto a tiros na entrada de condomínio em Feira de Santana

Jovem de 20 anos é morto a tiros na entrada de condomínio em Feira de Santana

Crime ocorreu no bairro Nova Esperança; vítima foi surpreendida por dois homens em uma...