Polícia

PM que salvou recém-nascida engasgada com leite materno conta como agiu

“Foi preciso manter a calma e chamar a responsabilidade”

23/11/2022 15h42
PM que salvou recém-nascida engasgada com leite materno conta como agiu

Rafael Marques

Uma bebê recém-nascida se engasgou com leite materno na noite do último sábado (19), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. O polícia militar Rafael Freitas realizou procedimento chamado “Manobra de Heimlich” e conseguiu desobstruir as vias aéreas dela.

Segundo a PM, a situação aconteceu por volta das 19h30. Agentes foram chamados pelos pais da pequena Valentina, de apenas oito dias de nascida, quando eles perceberam que ela não conseguia respirar e estava com a pele avermelhada. O casal foi até a sede da 49ª em busca de ajuda.

“Naquele momento, foi preciso manter a calma e chamar a responsabilidade pra sí, pois os pais estavam muito nervosos e a criança dependia de que alguém fizesse algo. Graças a Deus, consegui ter a frieza e tranquilidade para poder executar as manobras e salvar a vida. Em casos como esse, a secreção estava obstruindo as vias aéreas. Se o socorro demorasse, a falta de oxigênio causaria danos neurológicos, assim como uma parada cardíaca. Foi a vontade de Deus”, explica.

O comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar (2º GBM/Feira de Santana), major Luciano dos Santos Alves, elogiou a rápida ação do PM.

“Um ato profissional e heróico de um soldado extremamente qualificado. O procedimento que ele adotou, é técnico e adequado, tanto que o resultado foi favorável e a vida da criança foi salva”, disse.

O major alerta sobre como agir ao se deparar com situações semelhantes.

“É extremamente adequado pedir apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros ou SAMU. Caso não tenha nenhum preposto de segurança, você deve ligar de imediato para o 193 ou 190. Muitas vezes, o responsável leva a vítima para a unidade médica, e esse deslocamento possui minutos de ouro, porque é o tempo que você poderia fazer uma simples ligação e ser instruído por um profissional e salvar alguém”, explicou.

Logo após o procedimento, a menininha conseguiu respirar e chorou. “Se está chorando é porque está respirando”, disse o agente, que também é enfermeiro diante do desespero dos pais com o estado da filha. A mãe também ajudou a aspirar o nariz da filha, depois que ela chorou.

Valentina foi entregue aos pais e foi encaminhada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Cristóvão e passa bem, de acordo com a polícia.

Assista:

https://www.instagram.com/reel/ClL5GTvjdlU/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

*Com informações do G1

Comentários

Leia também

Polícia
Criança coreana morre e outras 4 pessoas ficam feridas em acidente no oeste da Bahia

Criança coreana morre e outras 4 pessoas ficam feridas em acidente no oeste da Bahia

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Formosa do Rio Preto e para o Hospital...
Polícia
Bahia tem mais de 70 presos nas primeiras horas da Operação Unum Corpus

Bahia tem mais de 70 presos nas primeiras horas da Operação Unum Corpus

Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos nas cidades do interior. Entre...
Polícia
Homem é encontrado morto no CIS

Homem é encontrado morto no CIS

A suspeita é de que o crime tenha ocorrido entre a noite passada e essa madrugada.