Plantão Integrado dos Direitos Humanos reúne mais de 20 órgãos em prevenção à violência na Micareta de Feira
As ações foram iniciadas nesta quinta-feira (18) e seguem até domingo (21).
Equipes do Plantão Integrado dos Direitos Humanos circulam por todo o circuito Maneca Ferreira desta quinta-feira (18) até domingo (21), com ações de prevenção à violência e promoção da cidadania na Micareta de Feira 2024. Coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDH), a inciativa conta com a participação de mais de 20 órgãos, entre municipais, estaduais e federais.
Além das equipes em circulação, também haverá atendimento em dois postos. Um deles está situado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde o Plantão foi lançado na tarde de hoje, e o outro, no cruzamento das avenidas João Duval Carneiro e Presidente Dutra. “Nesses espaços, prestamos informação aos profissionais sobre como atuar na festa diante de casos de violações aos direitos humanos e também acolhemos denúncias, reclamações dos cidadãos, das cidadãs que se encontrem vítimas de qualquer forma de violência”, explicou o secretário Felipe Freitas.
O trabalho é voltado principalmente para a garantia dos direitos das crianças, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência, além de ações de combate ao trabalho escravo, abuso e exploração sexual. “A ideia é que uma festa como essa tenha um investimento forte no cuidado com as pessoas, no acolhimento, para que seja de fato um espaço de cultura e diversão”, completa Felipe.
Dia seguinte a cada noite de festa, representantes do Plantão vão se reunir com polícia para apresentar o balanço das ações no circuito, assim como apresentarão também à imprensa, através de boletins, para, segundo o secretário, produzir alertas sobre correções que precisam ser feitas no planejamento da festa.
*Orisa Gomes, com informações do repórter Danillo Freitas