Feira de Santana

Plano Municipal de Turismo deve ser concluído até o mês de abril

O objetivo é chamar atenção do turismo cultural

03/03/2023 15h48
Plano Municipal de Turismo deve ser concluído até o mês de abril
Foto: Valdenir Lima

Representantes do setor turístico de Feira de Santana se reuniram para definir o Plano Municipal de Turismo, com base em pesquisas diagnósticas que foram feitas ao longo dos últimos meses. O encontro aconteceu na Associação Comercial de Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (3). Esta foi a terceira reunião para tratar do Plano.

As pesquisas se iniciaram em 2022 a partir de um convênio entre a Prefeitura de Feira e o Sebrae. Na reunião foram apresentados os dados levantados sobre oferta turística, infraestrutura, mercado, além de discutir como traçar um plano estratégico para promover o avanço do setor.

Segundo o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cunha, o Plano de Turismo completo deve ser entregue até o mês de abril, demonstrando quais serão os pontos turísticos a serem trabalhados.

Após o recebimento, a Prefeitura de Feira indicará o passo a passo a ser realizado para implementar cada uma das ações.

“Nós pretendemos trabalhar um turismo mais lúdico, como a possibilidade de utilização do ‘Lago Pedra do Cavalo’, além de fomentar o turismo esportivo e o turismo rural, pois temos uma cultura muito forte nos distritos. Então todos esses tópicos serão analisados e nos mostrarão quais são os caminhos a seguir a partir deste estudo”, diz o secretário.

O levantamento apontou o comércio e os negócios como os principais atrativos dos visitantes da Princesa do Sertão. Assim, o foco do planejamento é chamar atenção para outros setores do município, especialmente o turismo cultural.

“Temos que incentivar outras coisas aqui na cidade, como o turismo cultural, o artesanato, a gastronomia e toda a cultura local. Então, várias ações podem ser feitas — junto com o turismo de negócios, que já é forte — para melhorar e crescer mais nossas atrações turísticas”, afirma o gerente adjunto do Sebrae, Renato Lisboa.

NOVO HOTEL DE BANDEIRA INTERNACIONAL

O setor de hotelaria foi incluído no planejamento, para promover ainda mais atratividade aos visitantes da cidade. Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Getúlio Andrade, Feira possui hotéis qualificados e já está prestes a receber um novo estabelecimento de bandeira internacional.

Além disso, o turismo gastronômico pode ser utilizado para apresentar a cultura local através de pratos típicos da região.

“Nossa expectativa está positiva, a partir desse plano vamos nos nortear para o que vem à frente. É um novo horizonte que se abre para melhorar os nossos serviços, atraindo mais visitantes e gerando o aquecimento da economia”, destaca.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...