Bahia

Plano Estratégico Ferroviário da Bahia é entregue ao PPI do Governo Federal

O Plano Ferroviário da Bahia é uma iniciativa conjunta realizada pela Seplan e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

17/03/2023 12h04
Plano Estratégico Ferroviário da Bahia é entregue ao PPI do Governo Federal
Foto: Divulgação | Ascom

Presente em Brasília para participar do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, o secretário baiano, Cláudio Peixoto, acompanhado pelo superintende de Planejamento Estratégico da Secretaria Estadual do Planejamento – Seplan, Ranieri Muricy, teve um encontro, na quinta-feira (16), com o secretário especial do PPI – Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal, Marcus Cavalcanti, quando foi entregue o Plano Estratégico Ferroviário da Bahia.

Resultado de um estudo contratado junto à Fundação Dom Cabral, o Plano Ferroviário da Bahia é uma iniciativa conjunta realizada pela Seplan e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. O principal desafio apontado pelo plano, que foi tema de um evento promovido pela Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), no último mês de fevereiro, é a necessidade de aumentar a competitividade do setor mineral baiano, o terceiro maior produtor de minérios do país, a partir da superação dos entraves existentes na logística de transporte.

Entre as propostas sinalizadas, destaque para a criação de novos ramais ferroviários e a implantação da carga geral, que permite a circulação de diversos tipos de mercadorias, a exemplo de produtos manufaturados, combustíveis, alimentos e bebidas processados e outros produtos com maior valor agregado. Além da necessidade de construção e reforma da malha ferroviária existente para que o estado siga o padrão utilizado em grande parte do país, facilitando o deslocamento das cargas entre ramais ferroviários distintos.

Para o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, com a posse do presidente Lula e as chegadas do ministro Rui Costa na Casa Civil e do secretário Marcus Cavalcanti no PPI, a Bahia volta a ter relevância no cenário nacional. “Estamos atualizando os nossos instrumentos de planejamento de longo e médio prazo, que são o PDI – Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 e o PPA – Plano Plurianual de Investimentos (2024-2027) e este alinhamento de pautas e projetos com o Governo Federal é fundamental, especialmente, na área da infraestrutura ferroviária e demais modais de transporte para o desenvolvimento da economia baiana, tornando-a mais competitiva e, portanto, atrativa para os investidores”.

Comentários

Leia também

Bahia
Inspirada nos jogos olímpicos, Hemoba lança campanha para abastecer estoque de sangue

Inspirada nos jogos olímpicos, Hemoba lança campanha para abastecer estoque de sangue

Objetivo é que os valores olímpicos de solidariedade, respeito mútuo e dedicação inspirem...
Bahia
Beyoncé doa R$ 150 mil em bolsas estudantis para Salvador

Beyoncé doa R$ 150 mil em bolsas estudantis para Salvador

Projeto tem como iniciativa apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica ...
Bahia
Associados com cartões Sicredi têm desconto de 20% na aquisição dos ingressos da turnê PaGGodin, de Léo Santana