Feira de Santana

Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais será apresentado à Câmara

Projeto foi elaborado pela Escola Politécnica da UFBA e prevê ações até 2040

01/12/2022 16h04
Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais será apresentado à Câmara
Foto: ACM

O projeto final para implantação de rede de drenagem na sede e distritos de Feira de Santana, contemplando as bacias do Pojuca, Subaé e Jacuípe, foi apresentado pela Fundação da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ao prefeito Colbert Filho, na manhã desta quinta-feira (1º). O plano foi criado com a finalidade de prevenir e reduzir os prejuízos causados pelas chuvas, a exemplo de alagamentos e enchentes.

Agora, a Prefeitura de Feira vai apresentar o Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais à Câmara Municipal para que o Poder Legislativo autorize o Município adquirir empréstimo no valor de R$ 260 milhões – deste valor será investido R$ 200 milhões, no mínimo, em drenagem urbana na primeira fase.

“Nos últimos anos tivemos um aumento no número de construções e com isso as áreas foram ficando impermeáveis. Daí a necessidade de obras de drenagem para canalizar águas pluviais a um determinado local. A proposta é que Feira tenha, pelo menos, 70 a 80% de drenagem em suas ruas”, afirma o chefe do Executivo Municipal.

O Plano de Drenagem foi executado pela Escola Politécnica da UFBA com a participação popular através de audiências públicas. A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) acompanhou todo o processo de elaboração do projeto que prevê ações a serem executadas até 2040.

AÇÕES

A primeira delas engloba ações imediatas e de menor complexidade, como desobstrução de galerias, recuperação ou adequação de estruturas hidráulicas deficientes. A longo prazo, propostas para aprimoramento institucional e sustentabilidade dos serviços de drenagem e manejo de águas pluviais.

Colbert Filho pontua alguns bairros onde precisam destes investimentos, a exemplo do SIM, Feira X [onde aconteceu uma morte em 2020] Baraúnas, Campo Limpo, George Américo, Mangabeira, Gabriela, Conceição, além dos distritos de Humildes e Bonfim de Feira.

“Precisamos neste momento de dinheiro para investir em drenagem e macrodrenagem urbana”, enfatiza o prefeito ao destacar que desde 2018, após a execução do projeto Novo Centro que contemplou obras de drenagem, não mais ocorreu alagamentos nas ruas do Centro da cidade.

Colbert ainda destacou que o Poder Legislativo também poderá recomendar à Escola Politécnica modificações necessárias ao projeto.

*Prefeitura de Feira/Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana recebe maior imersão do mercado imobiliário neste sábado (24)

Feira de Santana recebe maior imersão do mercado imobiliário neste sábado (24)

A iniciativa é idealizada pelo empresário e corretor de imóveis Ascanio Moreira, especialista...
Feira de Santana
Casos de doenças respiratórias aumentam em Feira de Santana

Casos de doenças respiratórias aumentam em Feira de Santana

Rodrigo Matos informou que a Secretaria de Saúde deve emitir uma nota técnica nos próximos...
Feira de Santana
Atendimento para seguro-desemprego é normalizado na Casa do Trabalhador

Atendimento para seguro-desemprego é normalizado na Casa do Trabalhador

O serviço havia sido temporariamente suspenso devido à falta de senhas de acesso ao sistema...