Planalto responde a ofensiva de Trump com foco em terras raras
Nesta quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu ministros para discutir o assunto

Após descartar a criação da estatal TerraBras, voltada à exploração de minerais críticos, o Palácio do Planalto passou a estudar uma nova saída para avançar na área. As informações da coluna de Milena Teixeira, do Metrópoles.
De acordo ainda com informações, o tema ganhou força depois que o governo de Goiás, comandado por Ronaldo Caiado (PSB), firmou um acordo com a gestão dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump.
Nesta quarta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu ministros para discutir o assunto. Ao fim do encontro, ganhou força a ideia de criar um conselho ligado à Presidência para conduzir a política de minerais estratégicos.
Apesar de o Partido dos Trabalhadores defender a criação de uma estatal, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania), relator do projeto sobre minerais críticos, disse à coluna que o governo já sinalizou apoio à proposta em discussão no Congresso.
“O governo pediu prazo adicional, e devo apresentar o texto no início de maio. A opção foi dialogar com o Congresso e apoiar o projeto. É importante que haja unificação desse apoio”, afirmou.







