Economia

Pix alcança 70% da população bancarizada em 2 anos, mas é alvo de golpes

O dado mais recente, de outubro deste ano, mostra 523 m

15/11/2022 08h00
Pix alcança 70% da população bancarizada em 2 anos, mas é alvo de golpes
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Pix completa dois anos nesta quarta-feira (16) com 138 milhões de usuários cadastrados atualmente e uma movimentação financeira nos últimos 12 meses equivalente ao PIB do Brasil.

Segundo dados do Banco Central, 130 milhões de pessoas físicas —70% da população bancarizada— já fizeram pelo menos um Pix desde novembro de 2020.

O meio de pagamento também já foi utilizado por 11,4 milhões de pessoas jurídicas, o que representa 55% das empresas apontadas como ativas no país pelo Ministério da Economia.

O dado mais recente, de outubro deste ano, mostra 523 milhões de chaves cadastradas, como emails, CPFs e números de celular. Cada usuário pode ter mais de uma chave.

O Pix já se tornou o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Respondeu por 27% das transações realizadas no segundo trimestre, à frente dos cartões de crédito (20%) e débito (19%). Em termos de volume financeiro, representou 11% dessa movimentação, ainda atrás da TED (43%), das transferências interbancárias (21%) e dos boletos (13%).

Desde que foi lançado, foram realizados 26 bilhões de Pix, movimentando R$ 13 trilhões. Nos últimos 12 meses, são R$ 9,5 trilhões transferidos, valor que equivale ao PIB (Produto Interno Bruto) estimado pelo BC para o Brasil no período.

Transferências entre pessoas físicas representaram 67% das operações e 39% do dinheiro movimentado no mês de outubro. O chamado “business to business” respondeu por apenas 3% do número de transações, mas alcançou 37% do volume de recursos.

A movimentação entre consumidores e empresas aparece com 30% das operações e 24% da movimentação financeira no mês mais recente.

Entre os próximos passos do Pix estão a sua expansão para outros países e a possibilidade de fazer transferências internacionais. Colômbia, Uruguai e Peru já mostraram interesse em desenvolver uma ferramenta nos mesmos moldes.

*Bahia Notícias

Comentários

Leia também

Economia
PL do Desenrola: quem tem dívida com MEI poderá renegociar em nova plataforma

PL do Desenrola: quem tem dívida com MEI poderá renegociar em nova plataforma

O trecho não estava na Medida Provisória inicialmente apresentada pelo governo, mas foi...
Economia
BC anuncia que atualização do Pix permitirá débito automático e funcionamento sem internet

BC anuncia que atualização do Pix permitirá débito automático e funcionamento sem internet

O anúncio foi feito pelo Banco Central, através do Relatório de Gestão do Pix, divulgado...
Economia
Brasil perdeu mais de 400 mil empresas no primeiro semestre de 2023