Política

PF pode ouvir Bolsonaro no exterior sobre inquérito dos atos golpistas

Uma cooperação jurídica internacional seria necessária neste caso, conforme o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

01/03/2023 08h04
PF pode ouvir Bolsonaro no exterior sobre inquérito dos atos golpistas
Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde dezembro do ano passado e sem previsão de retorno ao Brasil, pode ser obrigado a prestar depoimento até mesmo no exterior. A informação foi dada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino nesta terça-feira (28).

Bolsonaro é investigado em diferentes inquéritos em andamento na Polícia Federal (PF), entre eles o que apura ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, e o que apura seu envolvimento como um dos possíveis autores intelectuais dos atos golpistas de 8 de janeiro.

“Há uma investigação em curso, e ele é um dos investigados formalmente e, é claro, que em algum momento ele vai ter que ser ouvido”, afirmou o ministro, após participar de evento no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Se ele não comparecer nos próximos meses, é claro que a Polícia Federal vai pedir providências. Pedir a quem? Ao Poder Judiciário, para que deflagre algum mecanismo de cooperação internacional, que é uma tendência que nós estamos defendendo. Não é algo adstrito a essa investigação”, acrescentou o ministro, em referência ao inquérito dos atos antidemocráticos.

Segundo Dino, não há prazo para que uma medida como essa seja solicitada, e falou sobre a necessidade de “bom senso” por parte de Bolsonaro. “Nós esperamos que ele tenha”, salientou. “Não é algo que está colocado na ordem do dia, hoje ou amanhã, mas, no limite, seria possível alguma providência de cooperação jurídica internacional, uma carta rogatória, por exemplo, seria possível”, explicou.

Carta Rogatória é um instrumento jurídico para comunicação entre as Justiças de países diferentes. Quando há a necessidade de cumprimento de uma diligência do processo em outro país, incluindo, por exemplo, o depoimento de uma testemunha que está exterior, o governo envia uma Carta Rogatória para formalização do ato processual.

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Política
Motta diz que adiamento do PL antifacções é para ampliar o debate e que não quer dar “troféu” a políticos

Motta diz que adiamento do PL antifacções é para ampliar o debate e que não quer dar “troféu” a políticos

Proposta estava prevista para ser votada na última quarta-feira, mas análise foi adiada...
Política
Moraes e Dino votam para receber denúncia e tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentar coagir STF
Política
Deyvid Bacelar defende transição energética justa, soberana e popular na COP 30

Deyvid Bacelar defende transição energética justa, soberana e popular na COP 30

Bacelar foi um dos participantes do painel “Ação Sindical no Sul Global por Uma Transição...