Política

PF mira Rodrigo Bacellar, presidente afastado da Alerj, com novo mandado de busca

Desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), foi preso pela ação

16/12/2025 08h34
PF mira Rodrigo Bacellar, presidente afastado da Alerj, com novo mandado de busca
Foto: Divulgação/Alerj

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira, a segunda etapa da Operação Unha e Carne, voltada à investigação do repasse de informações sigilosas da Operação Zargun a integrantes do Comando Vermelho.

Entre os alvos desta fase está o deputado estadual licenciado Rodrigo Bacellar (União Brasil), presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que voltou a ter endereços vasculhados por agentes federais. As ordens judiciais também foram cumpridas no Espírito Santo.

Durante a ação, a PF prendeu o desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Esta é a segunda vez que Bacellar é atingido pela operação. Na primeira fase, ele chegou a ser preso, mas foi liberado na semana passada por decisão do plenário da Alerj.

Apesar da soltura, o parlamentar segue submetido a medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes. Entre as restrições estão o afastamento da presidência da Casa, o uso de tornozeleira eletrônica e a obrigação de permanecer em casa durante a noite, além de fins de semana e feriados.

Comentários

Leia também

Política
‘Enquanto eles ganham na pesquisa, eu ganho nas urnas’, diz Jerônimo sobre 2026

‘Enquanto eles ganham na pesquisa, eu ganho nas urnas’, diz Jerônimo sobre 2026

"Lula hoje é presidente e tem possibilidade de entrar em novos eleitorados", afirma governador...
Política
Lula lidera o 1º turno em todos os cenários para a presidência, aponta pesquisa
Política
Lula manda CGU iniciar processo para demitir auditor flagrado agredindo mulher

Lula manda CGU iniciar processo para demitir auditor flagrado agredindo mulher

Presidente classificou a conduta do servidor como inadmissível e cobrou punição exemplar...