Brasil

PF faz operação contra fraude na biometria da plataforma gov.br

Criminosos simulavam traços faciais de terceiros para obter acesso indevido às contas digitais das vítimas

13/05/2025 09h30
PF faz operação contra fraude na biometria da plataforma gov.br
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (13) a operação Face Off, para desarticular um grupo suspeito de fraudar contas digitais da plataforma gov.br por meio de técnicas avançadas de alteração facial.

De acordo com as investigações, os criminosos simulavam traços faciais de terceiros para burlar os sistemas de autenticação biométrica e acessar ilegalmente contas digitais de vítimas. Com o controle dos perfis, o grupo obtinha acesso a serviços públicos e informações pessoais sensíveis.

Foram expedidos pela Justiça Federal de Brasília cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão. As ordens são cumpridas em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

Os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa. As apurações estão sob responsabilidade da Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF.

Comentários

Leia também

Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...
Brasil
Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

As nomeações dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de...
Brasil
Sicredi alcança marco de 3 mil agências em todo o Brasil

Sicredi alcança marco de 3 mil agências em todo o Brasil

Instituição financeira cooperativa amplia presença em diversas regiões e projeta encerrar...