Bahia

PF e MPF deflagram a 2ª fase da Operação Overclean para desarticular organização criminosa responsável por desvios milionários

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Brasília/DF, Salvador/BA, Lauro de Freitas/BA e Vitória da Conquista/BA

23/12/2024 07h20
PF e MPF deflagram a 2ª fase da Operação Overclean para desarticular organização criminosa responsável por desvios milionários
Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal, deflagrou, nesta segunda-feira (23/12), a segunda fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos, nas cidades de Brasília/DF, Salvador/BA, Lauro de Freitas/BA e Vitória da Conquista/BA, 10 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva, uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público de suas funções, além de medidas de sequestro de bens.

Além disso, nesta fase foi determinado o sequestro de aproximadamente R$ 4,7 milhões, valor obtido pela organização criminosa por meio dos crimes investigados, e diversos veículos de luxo.

De acordo com as investigações, a organização criminosa é suspeita de movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão provenientes de contratos fraudulentos e de  obras superfaturadas. O grupo também contava com uma célula de apoio informacional, composta por policiais, que tinha a função de repassar informações sensíveis à organização criminosa, incluindo a identificação de agentes federais envolvidos em diligências sigilosas.

Os crimes apurados incluem corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça.

Comentários

Leia também

Bahia
Adolescente morre em acidente de moto na Estrada do Feijão

Adolescente morre em acidente de moto na Estrada do Feijão

O caso aconteceu por volta das 18h30, nas imediações do Posto Serra Azul.
Bahia
Força Nacional é enviada ao extremo sul da Bahia após tensão em conflitos agrários

Força Nacional é enviada ao extremo sul da Bahia após tensão em conflitos agrários

Governo estadual destaca importância do diálogo, da legalidade e do equilíbrio entre...
Bahia
Centenas de pessoas participam da subida do monte na cidade de Tanquinho

Centenas de pessoas participam da subida do monte na cidade de Tanquinho

Para o prefeito Zé Luiz, a subida ao Monte Sagrado é gratificante.