PF deflagra operação contra monitoramento ilegal na Abin
Agentes da PF realizam buscas no gabinete e no apartamento funcional da Câmara ocupado pelo deputado Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor do serviço de inteligência
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (25), mandados de busca e apreensão em endereços vinculados a suspeitos de participação no esquema de monitoramente ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Um dos alvos seria o ex-diretor do órgão, deputado federal Alexandre Ramagem (PL).
Agentes da PF realizam buscas no gabinete do parlamentar, assim como no apartamento funcional da Câmara que atualmente está ocupado por ele. A informação foi divulgada pela GloboNews.
Ao todo, incluindo os endereços relacionados a Ramagem, policiais federais cumprem 21 mandados de busca e apreensão ao redor do país. São 18 em Brasília (DF), 1 em Juiz de Fora (MG), 1 em São João del Rei (MG) e 1 no Rio de Janeiro (RJ).
Espionagem
“Vigilância Aproximada” é o nome da operação deflagrada nesta quinta-feira. Ela dá continuidade a operação “Primeira Milha”, para investigar o suposto uso criminoso da ferramenta “FirstMile”, de origem israelense. A suspeita inicial é que o equipamento foi utilizado para monitorar de maneira ilegal autoridades públicas e cidadãos comuns.
*Metro 1