PF deflagra nova fase de operação contra fraudes no Auxílio Emergencial
Os valores do benefício eram transferidos para contas vinculadas aos fraudadores e para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos
Uma nova fase da operação ‘Parcela Nordestina’, que combate fraudes nos pagamentos do Auxílio Emergencial, foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (11). As ações estão acontecendo nas cidades de Salvador, Maceió (AL) e Natal (RN).
Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado judicial de afastamento de sigilo bancário referente aos investigados. A operação tem como objetivo desarticular organizações e associações criminosas que atuam causando prejuízos ao programa assistencial.
Aproximadamente 51 contas do Auxílio Emergencial foram fraudadas. Os valores eram transferidos para contas vinculadas aos fraudadores e para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos, resultando num prejuízo inicial apurado superior a R$ 50 mil.
As fraudes foram identificadas em contas contestadas pelas vítimas no período entre abril e maio de 2020. A PF, no entanto, investiga outros desvios, em diferentes períodos, o que pode apontar um prejuízo ainda maior.
A operação ‘Parcela Nordestina’ é realizada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).