Brasil

PF afirma que deportados dos EUA não possuíam antecedentes criminais

Em parceira com a Embaixada dos EUA, o Brasil criou um grupo de trabalho para definir um protocolo de ação diante de novas deportações

31/01/2025 19h18
PF afirma que deportados dos EUA não possuíam antecedentes criminais
Foto: Reprodução/ redes sociais

Os 88 brasileiros deportados pelo governo Donald Trump na primeira grande leva de expulsões promovida pela nova administração dos EUA não tinham pendências criminais ou qualquer alerta na Difusão Vermelha da Interpol.

A informação é da PF (Polícia Federal), conforme divulgado no Blog da Daniela Lima no G1. Os registros de todos os deportados foram analisados detalhadamente. “Havia pessoas com registros criminais, mas com situação já resolvida”, afirmou uma fonte da PF.

Em parceira com a Embaixada dos EUA, o Brasil criou um grupo de trabalho para definir um protocolo de ação diante de novas deportações. O ideal seria que o governo americano compartilhasse antecipadamente os dados dos deportados, permitindo uma checagem prévia de antecedentes criminais.

Os brasileiros deportados chegaram ao país algemados, seguindo um procedimento padrão adotado por diferentes administrações dos EUA, tanto republicanas, como a de Trump, quanto democratas, como a de Biden.

Todos os nacionais foram liberados das algemas por determinação da PF e transportados, por ordem do Planalto, em uma aeronave da FAB até seus destinos finais.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Brasil
AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude contra aposentados

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude contra aposentados

A pedido da Controladoria-Geral da União, a Advocacia-Geral da União ingressou nesta...
Brasil
Governo Lula bloqueia bens de 12 associações acusadas de fraudar descontos no INSS

Governo Lula bloqueia bens de 12 associações acusadas de fraudar descontos no INSS

Investigação aponta criação de entidades de fachada e uso de "laranjas" para desviar...
Brasil
Waller anuncia prazo de 15 dias para associações ressarcirem descontos ilegais do INSS

Waller anuncia prazo de 15 dias para associações ressarcirem descontos ilegais do INSS

O líder do órgão afirmou que mais informações devem ser divulgadas na próxima semana ...