Petrobras nomeia João Rittershaussen como presidente interino
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Jean-Paul Prates para assumir a presidência da estatal
A Petrobras nomeou, na manhã desta quarta-feira (4), João Henrique Rittershaussen como presidente interino da companhia. Ele foi indicado para o cargo depois da aprovação do fim do mandato de Caio Mário Paes de Andrade pelo conselho de administração.
Rittershaussen, que é diretor-executivo de Desenvolvimento da Produção, ficará no cargo até que seja realizada a eleição e posse do novo presidente da Petrobras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Jean-Paul Prates (PT-RN) para a vaga em 30 de dezembro.
Caio Mário Paes de Andrade renunciou antecipadamente ao cargo, alegando motivos pessoais que não foram detalhados. Ele também renunciou ao cargo de integrante do conselho de administração da companhia. Paes de Andrade estava no cargo desde junho de 2022 e foi o 4º presidente da Petrobras no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
João Rittershaussen é graduado em engenheira elétrica, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), e em engenharia de petróleo pela Petrobras. Ele trabalha na companhia há 35 anos. Na estatal, ele já atuou como gerente executivo de Sistemas de Superfície e de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia.
*Bahia.ba