Política

Petrobras e governo não são responsáveis pelo elevado preço da gasolina, afirma Lula

Presidente disse ainda que consumidores “são assaltados” pelos intermediários da cadeia produtiva de combustíveis

17/02/2025 18h21
Petrobras e governo não são responsáveis pelo elevado preço da gasolina, afirma Lula
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a Petrobras e afirmou, nesta segunda-feira (17), que a empresa petrolífera e o governo não são os culpados pelo elevado preço dos combustíveis e que “o povo precisa aprender a saber quem xingar” pelos aumentos. Durante cerimônia para anunciar novidades na indústria de construção naval do Brasil, o petista disse, ainda, que o povo é “assaltado” pelos intermediários da cadeia produtiva de combustíveis.

De acordo com o presidente, por não ter conhecimento sobre o assunto, o cidadão acaba culpando a Petrobras ou o governo pelos aumentos de impostos Estaduais, ou dos próprios postos de gasolina.

“O povo não sabe que a gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04 e que na bomba ela é vendida a R$ 6,49. Ou seja, ela é vendida pelo dobro que ela sai da Petrobras. Mas, quando sai o aumento, o povo pensa que a Petrobras que aumentou, e nem sempre é a Petrobras porque cada Estado e cada posto tem a liberdade de aumentar a hora que quer. É importante informar a população disso, para o povo saber quem xingar na hora que aumenta. Para o povo saber quem é o filho da mãe disso”, afirmou, em evento no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Lula fez questão de comparar os preços dos combustíveis praticados pela Petrobras e o que é vendido para o consumidor final. No caso do gás, o cenário é o mais preocupante, com o valor saindo até três vezes mais caro para a população. Ele também defendeu que a estatal passe a cobrar o valor diretamente ao consumidor final.

“Acho que a Petrobras tem que tomar uma atitude, sobretudo o óleo diesel, a gente precisa vender para os grandes consumidores direto. Se puderem comprar direto, para a gente poder baratear o preço do diesel. Se a gente puder vender direto a gasolina, se a gente puder vender direto o gás, porque o povo é, no fundo, no fundo, assaltado pelo intermediário. Ele é assaltado e a fama fica nas costas do governo”, concluiu.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Júnior Piaggio tem 93,8% de aprovação em Ipecaetá, aponta pesquisa

Júnior Piaggio tem 93,8% de aprovação em Ipecaetá, aponta pesquisa

Segundo o levantamento, apenas 2,98% da população desaprova o jeito como gestor do município...
Política
José Carlos Aleluia reforça apoio a Romeu Zema e discute união da oposição em âmbito nacional

José Carlos Aleluia reforça apoio a Romeu Zema e discute união da oposição em âmbito nacional

O ex-deputado destacou que tem mantido diálogo com outras lideranças da oposição.
Política
Zanin atende pedido de Moraes para realização de sessões extras no julgamento de Bolsonaro

Zanin atende pedido de Moraes para realização de sessões extras no julgamento de Bolsonaro

Ministro quer que julgamento continue na quinta-feira da próxima semana