Educação

Pesquisas da Uefs são publicadas na Alemanha 

O trabalho evidencia a participação ativa da Uefs no movimento de internacionalização da educação superior na região Nordeste do Brasil desde 1997

27/05/2023 06h46
Pesquisas da Uefs são publicadas na Alemanha 
Foto: Divulgação

Pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Educação, Línguas e Culturas (ELCE/DLA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram publicadas no livro ”Optimiser l’enseignement des langues étrangères en sortant des sentiers battus-Méthodes-Matériaux-Mentalités”. A publicação alemã é organizada pelo professor doutor Thomas Tinnefeld, da Saarland University of Applied Sciences. Dos oito artigos publicados na obra, dois são de trabalhos desenvolvidos na Uefs.

No capítulo 7, ”Le rôle médiateur des étudiants internationaux dans les stratégies d’internationalisation chez soi à l’Université d’État de Feira de Santana”, a professora Milenna Brun, do Departamento de Letras e Artes (DLA), e a servidora técnica Francisneide Albano, coordenadora de Mobilidade In na Assessoria Especial de Relações Institucionais (AERI), traçam a história do processo de internacionalização da Uefs. A pesquisa ressalta o papel mediador desempenhado pelos estudantes internacionais nas estratégias de internacionalização em casa da instituição.

O trabalho evidencia a participação ativa da Uefs no movimento de internacionalização da educação superior na região Nordeste do Brasil desde 1997 e a contribuição dos mais de 150 estudantes internacionais dos programas de Mobilidade In para a qualidade das atividades de ensino e pesquisa, assim como para uma formação universitária socialmente engajada. Para Francisneide Albano, ”a pesquisa fundamenta o papel estratégico da Uefs na recepção de estudantes internacionais e suas contribuições para o Nordeste”.

No capítulo 8, intitulado ”Pour une éducation altéritaire à la diversité humaine par les cultures-langues à l’école élémentaire: Expérience de recherche à Bahia”, o professor Eric Brun (DLA/ELCE) destaca o tema da diversidade humana. O professor apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre a representação da temática em um corpus constituído pelos livros didáticos utilizados em escolas públicas de Feira de Santana e região. Os resultados obtidos indicam desequilíbrios significativos na apresentação da diversidade humana para as crianças, bem como a persistência de estereótipos sociais. Brun observa que ”essa primeira percepção contribui para refletir a respeito do papel do livro didático nas escolas de Feira e pensar ações no ensino, na pesquisa e na extensão que provoquem alterações nesse cenário”.

O livro completo está disponível no link https://play.google.com/books/reader?id=Kra0EAAAQBAJ&pg=GBS.PA6&hl=pt-BR&lr=

Comentários

Leia também

Educação
Inscrições para seleção de professores da Educação Profissional e Indígena e para mediadores do Emitec terminam terça-feira (25)

Inscrições para seleção de professores da Educação Profissional e Indígena e para mediadores do Emitec terminam terça-feira (25)

As seleções da Secretaria da Educação do Estado (SEC) serão conduzidas pela Fundação...
Educação
Professora salva aluno com técnicas de primeiros socorros ensinadas na formação Lei Lucas

Professora salva aluno com técnicas de primeiros socorros ensinadas na formação Lei Lucas

Fato compartilhado na manhã desta quinta-feira (20) durante mais uma edição do curso...
Educação
Estudante de Antônio Cardoso conquista nota mil na redação do Enem 2024

Estudante de Antônio Cardoso conquista nota mil na redação do Enem 2024

Ela revelou ainda seu objetivo de cursar medicina, com especialização em pediatria.