Educação

Pesquisadora da Uefs integra de publicação sobre saúde da população no Norte-Nordeste do BR

A publicação tem como uma das organizadoras a professora doutora Edna Maria Araújo, que integra o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

27/07/2023 16h31
Pesquisadora da Uefs integra de publicação sobre saúde da população no Norte-Nordeste do BR
Foto: Divulgação

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove, na próxima segunda-feira (31), o lançamento do livro ”Negligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil (volume II)”. A publicação tem como uma das organizadoras a professora doutora Edna Maria Araújo, que integra o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O evento será transmitido ao vivo, às 19h, através do canal do Instituto de Saúde Coletiva no YouTube. O lançamento contará com a participação dos organizadores Hilton Silva, Alder Souza, Edna Araújo, Joilda Nery e Leny Trad, e demais autores que assinam os capítulos. A obra é produzida por pesquisadores de cinco universidade públicas das regiões Norte e Nordeste: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual do Pará (Uepa).

O livro ”Negligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil (volume II)” aborda, ao longo de 7 capítulos, questões relevantes relacionadas à saúde da população negra no Brasil, incluindo análises das principais doenças transmissíveis, morbidade hospitalar segundo a raça/cor, o impacto da Covid-19 em comunidades quilombolas, tuberculose infantil, mortalidade por homicídio, vulnerabilidade social e saúde em comunidades quilombolas do Nordeste brasileiro, além de destacar a relação entre racismo, violência e saúde mental de jovens negros.

Essa é a segunda publicação derivada de uma iniciativa do Programa de Cooperação Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Procad/Capes), a partir de uma rede multicêntrica de pesquisa e formação voltada para a temática ”Vulnerabilidade e repercussões para a saúde: população negra, quilombola, indígena e outros grupos vulnerabilizados. ”A primeira produção bibliográfica denominada ”Saúde-doença-cuidado de pessoas negras: expressões do racismo e de resistência (volume I)” foi publicada em dezembro de 2021. Lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), o livro ”Negligências e vulnerabilidades: aportes epidemiológicos para a saúde da população negra no Norte-Nordeste do Brasil (volume II)” será disponibilizado, gratuitamente, até o dia do evento.

Comentários

Leia também

Educação
Governo autoriza novas vagas para concurso e seleções da Uefs

Governo autoriza novas vagas para concurso e seleções da Uefs

As normas para a realização do concurso e das seleções serão divulgadas nos respectivos...
Educação
Auxiliares da educação inclusiva participam de formação na Secretaria de Educação

Auxiliares da educação inclusiva participam de formação na Secretaria de Educação

O encontro aconteceu no Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva ...
Educação
Secretaria de Educação realiza encontro para definir plano de ação para 2025

Secretaria de Educação realiza encontro para definir plano de ação para 2025

O encontro prossegue durante o dia todo, no auditório da Seduc