Educação

Pesquisador da Uefs recebe Prêmio Nacional de Inovação Médica

O trabalho premiado é fruto de um projeto que o educador participa em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia)

13/12/2022 12h28
Pesquisador da Uefs recebe Prêmio Nacional de Inovação Médica
Foto: divulgação

Com o trabalho intitulado ”PathoSpotter: inteligência artificial aplicada ao diagnóstico anatomopatológico”, o professor Angelo Amâncio Duarte, do Departamento de Tecnologia (Detec) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi vencedor do Prêmio Nacional de Inovação Médica, na categoria ”Inovação em Medicina Diagnóstica”, promovido pelo Grupo DASA, com curadoria da Veja Saúde.

O trabalho premiado é fruto de um projeto que o educador participa em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia). O prêmio foi entregue no final do mês de novembro. De acordo com o professor Angelo Amâncio, a premiação representou um reconhecimento de que o trabalho, além de relevância acadêmica, também tem relevância social e comercial.

O pesquisador ainda destacou o sentimento de esperança que foi despertado pela conquista da premiação. ”Além do sentimento de alegria, tive também a percepção de que é possível realizar pesquisa acadêmica com aplicação prática. Isso me deu a esperança de que poderemos vencer a resistência de muitas academias em relação a realizar pesquisas que cooperem diretamente com o setor produtivo”, disse.

O PathoSpotter é um sistema computacional que propõe solução para o cenário de falta de patologistas no Brasil. O programa, que vem sendo desenvolvido nos últimos dez anos, pretende dar suporte a profissionais de todos os cantos do país, já que é uma alternativa para avaliar e laudar biópsias, uma etapa importante no diagnóstico e no direcionamento do tratamento de uma série de doenças.

 Sobre o Prêmio

 O Prêmio Dasa de Inovação Médica com a curadoria de VEJA SAÚDE busca reconhecer projetos, instituições e profissionais de saúde que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. Tem também o objetivo de descobrir ideias e realizações com potencial inovador capazes de mudar a vida e a saúde dos brasileiros.

*Uefs.br

Comentários

Leia também

Educação
MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

Site falso retirado do ar cobrava taxa ilegal de inscritos
Educação
SEC convoca mais 172 professores aprovados em processo seletivo

SEC convoca mais 172 professores aprovados em processo seletivo

Novidade consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24)
Educação
Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Agora, a capacidade é para atender 550 alunos.