Feira de Santana

Pesquisador da Uefs é eleito líder internacional de regulamentação em evento nos Emirados Árabes Unidos

O doutor Jorge Emanuel Reis Cajazeira, foi eleito líder (chairman) de regulamentação internacional de Ações Ambientais,Ações Sociais e Governança

26/09/2022 17h47
Pesquisador da Uefs é eleito líder internacional de regulamentação em evento nos Emirados Árabes Unidos
Foto: Reprodução/UEFS

Na última semana, o pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), doutor Jorge Emanuel Reis Cajazeira, foi eleito líder (chairman) de regulamentação internacional de Ações Ambientais,Ações Sociais e Governança [em inglês, “Environmental, Social and Governance (ESG)”], na assembleia anual da International Organization for Standardization (ISO; em português, “Organização Internacional para Padronização”), que acontece até a próxima sexta-feira, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Esse megaevento reúne cerca de mil pessoas de mais de 100 países.

O Brasil é representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da qual o pesquisador da Uefs faz parte enquanto responsável pela estratégia internacional da entidade. Ele estará à frente do núcleo de ESG pelos próximos três anos.

A designação para o comando mundial do ESG/ISO ocorreu em reunião da Technical Management Board (TMB) [em português, “Diretoria Técnica”], durante a assembleia da ISO.A ABNT apresentou candidatura com a British Standard Institute (BSI) [em português, “Instituto Britânico em Padronização”] – uma espécie de ABNT britânica, segundo Cajazeira – e, por unanimidade, o pesquisador da Uefs foi eleito pelos 15 países que compõem o TMB. Ele destaca que o ESG “é a resposta do mundo dos negócios aos desafios da sustentabilidade” e que, entretanto, “não existem regras internacionais que regulamentem as declarações das organizações com respeito às ações sociais, às ações ambientais e à governança”.Aponta ainda que há declarações vagas sobre o tema – por exemplo, “produtos socialmente responsáveis” ou “empresa amiga do meio ambiente”.

Assim, a ISO irá regulamentar o EGS mundialmente e o pesquisador da Uefs será o líder internacional responsável por todo este processo. “A importância disso para os negócios é vital, já que a ISO tem o reconhecimento da Organização Mundial do Comércio [OMC], vinculada à Organização das Nações Unidas [ONU], como regulamentadora legítima do comércio internacional”, completa. Membro do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Uefs, ele ressalta que esta missão que desenvolve junto à ABNT e à ISO traz impactos científicos, institucionais e sociais, considerando seus desdobramentos ao campo socioambiental e ao ambiente de negócios como objetos de pesquisas e para o desenvolvimento de artigos e teses em torno deste setor. “É uma janela aberta para o mundo dos negócios internacionais”, finaliza Jorge Cajazeira.

Professor e pesquisador da Uefs, Jorge Emanuel Reis Cajazeira é doutor (2008) e mestre (2005) em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); graduado (1990) em Administração de Empresas, pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), e graduado (1983) em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Da ABNT, também estão na delegação brasileira que participa do evento o diretor geral, Ricardo Fragoso; o presidente, Mário William; e a analista internacional, Karina Nazello

Saiba mais

Fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, a ISO tem como propósito desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por países de todo o mundo, entre os mais diversos setores das cadeias de produtos e serviços, buscando parâmetros de qualidade que atendam às necessidades de organizações e pessoas. No Brasil, a ABNT cumpre esta missão e, vinculada à ISO, outorga certificações às organizações que atendem a estes critérios, conforme padrões de qualidade rigorosamente aferidos.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Ao lado de Amado Batista, Murilo Bregão atrai multidão, em Feira

Ao lado de Amado Batista, Murilo Bregão atrai multidão, em Feira

O ritmo brega fez sucesso entre o público
Feira de Santana
Rede Erguer promove 3ª Rodada de Negócios em Feira de Santana

Rede Erguer promove 3ª Rodada de Negócios em Feira de Santana

O evento busca facilitar a interação entre ofertantes e demandantes
Feira de Santana
Leitos do Hospital da Micareta são ampliados em 60%

Leitos do Hospital da Micareta são ampliados em 60%

210 profissionais estarão envolvidos para assegurar todo suporte aos pacientes