Pesquisador da Uefs é eleito líder internacional de regulamentação em evento nos Emirados Árabes Unidos
O doutor Jorge Emanuel Reis Cajazeira, foi eleito líder (chairman) de regulamentação internacional de Ações Ambientais,Ações Sociais e Governança
Na última semana, o pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), doutor Jorge Emanuel Reis Cajazeira, foi eleito líder (chairman) de regulamentação internacional de Ações Ambientais,Ações Sociais e Governança [em inglês, “Environmental, Social and Governance (ESG)”], na assembleia anual da International Organization for Standardization (ISO; em português, “Organização Internacional para Padronização”), que acontece até a próxima sexta-feira, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Esse megaevento reúne cerca de mil pessoas de mais de 100 países.
O Brasil é representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da qual o pesquisador da Uefs faz parte enquanto responsável pela estratégia internacional da entidade. Ele estará à frente do núcleo de ESG pelos próximos três anos.
A designação para o comando mundial do ESG/ISO ocorreu em reunião da Technical Management Board (TMB) [em português, “Diretoria Técnica”], durante a assembleia da ISO.A ABNT apresentou candidatura com a British Standard Institute (BSI) [em português, “Instituto Britânico em Padronização”] – uma espécie de ABNT britânica, segundo Cajazeira – e, por unanimidade, o pesquisador da Uefs foi eleito pelos 15 países que compõem o TMB. Ele destaca que o ESG “é a resposta do mundo dos negócios aos desafios da sustentabilidade” e que, entretanto, “não existem regras internacionais que regulamentem as declarações das organizações com respeito às ações sociais, às ações ambientais e à governança”.Aponta ainda que há declarações vagas sobre o tema – por exemplo, “produtos socialmente responsáveis” ou “empresa amiga do meio ambiente”.
Assim, a ISO irá regulamentar o EGS mundialmente e o pesquisador da Uefs será o líder internacional responsável por todo este processo. “A importância disso para os negócios é vital, já que a ISO tem o reconhecimento da Organização Mundial do Comércio [OMC], vinculada à Organização das Nações Unidas [ONU], como regulamentadora legítima do comércio internacional”, completa. Membro do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Uefs, ele ressalta que esta missão que desenvolve junto à ABNT e à ISO traz impactos científicos, institucionais e sociais, considerando seus desdobramentos ao campo socioambiental e ao ambiente de negócios como objetos de pesquisas e para o desenvolvimento de artigos e teses em torno deste setor. “É uma janela aberta para o mundo dos negócios internacionais”, finaliza Jorge Cajazeira.
Professor e pesquisador da Uefs, Jorge Emanuel Reis Cajazeira é doutor (2008) e mestre (2005) em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); graduado (1990) em Administração de Empresas, pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), e graduado (1983) em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Da ABNT, também estão na delegação brasileira que participa do evento o diretor geral, Ricardo Fragoso; o presidente, Mário William; e a analista internacional, Karina Nazello
Saiba mais
Fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, a ISO tem como propósito desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por países de todo o mundo, entre os mais diversos setores das cadeias de produtos e serviços, buscando parâmetros de qualidade que atendam às necessidades de organizações e pessoas. No Brasil, a ABNT cumpre esta missão e, vinculada à ISO, outorga certificações às organizações que atendem a estes critérios, conforme padrões de qualidade rigorosamente aferidos.