Feira de Santana

Pesquisa do Sebrae aponta que 47% das mães empreendedoras são chefes de domicílio

Estudo inédito revela ainda que 45,5% são MEI, 40,3% dedicam 45 horas por semana à gestão do negócio e 76% são pretas ou pardas

12/05/2024 10h21
Pesquisa do Sebrae aponta que 47% das mães empreendedoras são chefes de domicílio
Foto: Darío G. Neto/ASN BA

As mulheres estão à frente de 33% dos negócios na Bahia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Sebrae Bahia mergulhou a fundo no tema e lança neste mês de maio – na plataforma DataSebrae/BA – a pesquisa inédita “Maternidade e negócios: a força das mães empreendedoras baianas”. O objetivo do levantamento é identificar o perfil, as necessidades, desejos e propósitos das mães empreendedoras baianas.

O trabalho aponta que 76% das mães empreendedoras baianas são negras (pretas e pardas); 47% são chefes de domicílio; e 48% têm rendimento mensal de até R$ 2.824,00, ou seja, cerca de até dois salários mínimos.
A maternidade transforma a vida das mulheres, despertando sentimentos nunca antes experimentados, mas também traz à tona responsabilidades irrenunciáveis. Conciliar a missão de ser mãe com a gestão dos negócios não é tarefa fácil, sobretudo para aquelas que não possuem uma rede de apoio. A sondagem do Sebrae Bahia aponta que 40,3% das entrevistadas dedicam 45 horas por semana à atividade empresarial.

O empreendedorismo materno é exemplo de empoderamento feminino e atesta que é possível conciliar a maternidade com a realização profissional e a busca pela independência financeira. O relatório mostra que 45,5% são microempreendedoras individuais (MEIs), 20,2% são donas de microempresa (ME), 10,4% desenvolvem algum tipo de atividade informal e 11,9% planejam empreender. Comércio (45,4%) e serviços (42,2%) são, de longe, as atividades preponderantes e, no universo de respondentes da pesquisa, 57,9% têm idade entre 35 e 50 anos.

Na avaliação da gestora do Programa Sebrae Delas na Bahia, Rosângela Gonçalves, “é importante publicizar todo estudo que traz à tona os detalhes do feminino. Esse trabalho mostra os desafios da mulher empreendedora e apresenta as barreiras adicionais que uma mulher enfrenta na sua jornada empreendedora. E, para as que são mães, essas barreiras são ainda maiores, porque não é fácil administrar o negócio, realizar os afazeres domésticos e ainda cuidar dos filhos. É uma tripla jornada”. Segundo ela, os números apresentados pela pesquisa fornecem subsídios para que o Sebrae elabore novos projetos que venham a apoiar e minimizar os obstáculos que se põem diante dessas mulheres.

Foto: Darío G. Neto/Divulgação

“As empreendedoras que entram em contato com os dados desse relatório começam a entender em que universo estão inseridas e as que pretendem empreender vislumbram o que vão encarar e isso faz com que elas possam se planejar melhor, amplia as alternativas e as conecta a outras mulheres. Ou seja, esse estudo traz para elas conhecimento”, avalia a Rosângela Gonçalves, que indica a todas as mulheres que empreendem e às que desejam empreender que visitem o KIT.Mulher.com do Sebrae, que contém ferramentas gratuitas de gestão de tempo e produtividade.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Marcada para 6 de dezembro licitação para decoração natalina

Marcada para 6 de dezembro licitação para decoração natalina

O critério da seleção é menor preço global e a licitação ocorre no dia 6 de dezembro ...
Feira de Santana
Deputado destaca lições do G20 para o futuro de Feira de Santana

Deputado destaca lições do G20 para o futuro de Feira de Santana

Ele destacou a importância das pautas abordadas e a expectativa de aplicar os aprendizados...
Feira de Santana
Nova linha expresso universitário é entregue em Feira de Santana com ônibus articulados

Nova linha expresso universitário é entregue em Feira de Santana com ônibus articulados

Numa só viagem podem ser transportados até 420 passageiros com total comodidade