Política

Pesquisa Atlas: Lula 53% x 47% Bolsonaro. Vantagem de Lula aumenta em 1,2 pontos.

Em votos totais, Lula lidera por 52% a 46,2%.

24/10/2022 16h49
Pesquisa Atlas: Lula 53% x 47% Bolsonaro. Vantagem de Lula aumenta em 1,2 pontos.
Imagem: Divulgação

A última pesquisa Atlas em nível nacional, cujos números completos são divulgados em primeira mão e com exclusividade pelo PollsterGraph, traz boas notícias para Lula e más para Bolsonaro.

O líder petista tinha 51,1% dos votos totais e 52,4% dos votos válidos na última pesquisa, com resultados coletados até o dia 12/10. No novo levantamento, com resultados coletados até o dia 22/10, Lula cresceu 0,9 pontos percentuais, alcançando 52% dos votos totais e 53% dos votos válidos.

Jair Bolsonaro, por outro lado, tinha 46,5% dos votos totais e 47,6% dos votos válidos. O atual presidente caiu 0,3 pontos percentuais em votos totais e, agora, tem 47% dos votos válidos. Portanto, a vantagem de Lula aumentou de 4,6 para 5,8 pontos percentuais em votos totais e de 4,8 para 6 p. p. em votos válidos.

Apesar das duas variações estarem dentro da margem de erro, isso não significa que a estabilidade é o cenário mais provável. Dada a dimensão das variações, o mais provável é que a evolução real das intenções de voto favoreça Lula.

A última pesquisa indicava a 2ª eleição mais apertada da Nova República, atrás apenas da eleição de 2014, quando Dilma ganhou com 51,6% dos votos válidos. Agora, o resultado já é similar ao de 1989, quando Collor venceu com 53% dos votos válidos.

A margem de erro é de 1 ponto percentual e a confiança (probabilidade do resultado estar dentro da margem de erro) é de 95%. Os dados foram coletados via web entre os dias 18 e 22, com participação de 4500 eleitores em 1404 municípios. A própria AtlasIntel contratou o levantamento e o registro no TSE é BR-06415/2022.

Entre os eleitores de Ciro Gomes, Bolsonaro vencia por 53,9% a 39,1%. O resultado se inverteu. Agora, Lula lidera com 51,3% a 41,6%. A vantagem de Bolsonaro era de 14,8 pontos percentuais e se transformou numa vantagem de 9,7 pontos percentuais.

É importante observar que os resultados de sub-amostras devem ser analisados com cuidado, especialmente na comparação entre uma pesquisa e outra. Apesar disso, diferenças tão relevantes merecem atenção.

Avaliação do governo Bolsonaro piora e imagem de Lula melhora


Outro fator importante para entender a mudança é a piora na avaliação do governo:

O percentual de eleitores que avalia a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima subiu 1 ponto percentual – de 48,4% para 49,4%


A reprovação ao desempenho de Bolsonaro subiu 0,7 pontos percentuais – de 32,3% para 33%

Por fim, vale a pena observar que apenas 21,3% da população se declara “petista”, enquanto 30,2% se diz antipetista. O maior grupo (45% do eleitorado) não se identifica com nenhum dos dois rótulos. Este é o conjunto de eleitores decisivo para Lula.

Os não-alinhados vão definir a eleição. Portanto, as duas campanhas precisam ajustar o discurso para agradar esse grupo. Nele, estão os eleitores mais propensos a mudar de voto.

.

*Agregador de Pesquisas Eleitorais

Comentários

Leia também

Política
‘Fortalecimento da direita e dos conservadores’, diz Bolsonaro sobre vitória de Trump

‘Fortalecimento da direita e dos conservadores’, diz Bolsonaro sobre vitória de Trump

Nas redes sociais, o ex-presidente ainda demonstrou vontade de retornar ao comando da presidência...
Política
Vídeo falso com imagem de Geraldo Alckmin circula nas redes sociais

Vídeo falso com imagem de Geraldo Alckmin circula nas redes sociais

Vice-presidente afirmou que autoridades foram acionadas para impedir tentativas de golpe...
Política
Alcolumbre ganha apoio do PT na corrida pela presidência do Senado

Alcolumbre ganha apoio do PT na corrida pela presidência do Senado

A informação é do jornal O Globo. Bancada deve ainda anunciar o posicionamento oficial...