Peru declara estado de emergência na fronteira com Equador
Medida foi tomada depois da escalada de violência no país vizinho
O governo do Peru declarou nesta quarta-feira (10) estado de emergência na região norte do país, que faz fronteira com o Equador. Foram encaminhados militares para ajudar na atuação da polícia no local.
O primeiro-ministro peruano, Alberto Otárola, declarou em suas redes sociais que as medidas de segurança nos postos fronteiriços vai ser reforçada. “Nossa solidariedade ao país irmão do Equador diante dos acontecimentos que enfrenta. A Polícia do Peru redobra as medidas de segurança na zona fronteiriça com o país vizinho”, escreveu.
O Equador vem enfrentando uma escalada de atos violentos, como a invasão ao vivo de um grupo de homens armados em um canal de televisão e a fuga de dois líderes criminosos ligados ao narcotráfico.
Os dois países têm uma fronteira comum de 1.529 quilômetros, sendo a maior parte desta distância zonas inacessíveis da floresta amazônica. Tem sido frequente na região o tráfico de migrantes e, há décadas, o contrabando de combustíveis, de produtos de necessidade primárias, roupas e outros itens.
*Metro 1