Personalidades ressaltam importância do projeto “Feira de Santana e Sua história”
A importância dessa iniciativa foi ressaltada pelos convidados que estavam na abertura da edição 2022 do projeto
Kleiton Costa
Preservar os registros históricos do município e do seu povo é o objetivo do Projeto Feira de Santana e Sua História, realizado pelos programas De Olho na Cidade e Jornal do Meio Dia. A importância dessa iniciativa foi ressaltada pelos convidados que estavam na abertura da edição 2022 do projeto, ocorrida na última quinta-feira (31).
“Agradecemos a persistência em manter o projeto, fomentando as histórias e os valores para desenvolver orgulho de ser feirense”, disse o historiador Robson Silva, do site Feira Relíquias, espaço que divulga textos sobre a história da cidade, com linguagem voltada, principalmente, para os jovens.
O médico João Batista Cerqueira, que aprecia os fatos históricos da cidade, também enalteceu a iniciativa do radialista Jorge Biancchi. “É um projeto vigoroso. Vamos fazer 168 anos [de emancipação política do município] e você [Biancchi] já traz a visão e o projeto futurista de pensar a cidade nos seus 200 anos”.
Também presente na abertura, o superintendente das Rádios Sociedade News e Princesa FM, Frei Jorge Rocha, ressaltou que “temos uma presença cada vez mais humana do rádio, que não tem mais limites. O rádio chega a lugares onde nem imaginamos”.
A abertura do “Feira de Santana e Sua história” aconteceu no Colégio Santo Antônio (CSA), em meio às comemorações pelos 60 anos da instituição. Ex-aluno do CSA, o advogado Bruno Martins afirmou que “o aniversário da cidade é algo a ser comemorado. Esse projeto é importante para resgatarmos a história. É uma cidade rica e com uma relevante cultura”.
O jornalista e ex-secretário de comunicação, Valdomiro Silva, parabenizou o coordenador do projeto, Jorge Biancchi, e toda equipe dos programas Jornal do Meio Dia e De Olho na Cidade.
“Tive o prazer de ouvir o belíssimo programa especial em que você abre o grande projeto comemorativo pelos 60 anos do Colégio Santo Antônio e 189 anos de emancipação de Feira de Santana. Você conseguiu reunir uma bancada formidável, com os historiadores João Batista de Cerqueira, professor Evandro e o nosso querido Dilson Barbosa que também não deixa de ser um professor, além de um brilhante advogado e radialista. Foi um excelente programa com boas informações, boas matérias, excelentes conteúdos, música maravilhosa com Guimeo, um programa muito bem elaborado por você e sua equipe.”
Gratidão
A importância do Colégio Santo Antônio também foi citada. A odontóloga Suzana Melo, que também estudou no CSA, falou sobre o papel da unidade escolar na sua formação. “Fui da década de 80. Meus pais foram professores do colégio. Aqui eu recebi a bagagem que tenho. A semente que foi plantada brota até hoje”.
O diretor geral do colégio, Frei Cristóvão Lima, disse ser grato ao município. “O Colégio Santo Antônio só tem a agradecer a Feira de Santana, que nos acolheu, assim como também acolheu tantas pessoas ao longo desses séculos”.