Jubileu dos Jovens

Pernambucanos levam fé e esperança ao Jubileu dos Jovens em Roma

O grupo pernambucano conta com cerca de 50 participantes, entre jovens e religiosas

30/07/2025 13h54
Pernambucanos levam fé e esperança ao Jubileu dos Jovens em Roma

A cobertura especial do Jubileu dos Jovens 2025 segue a todo vapor com a participação de milhares de jovens de todo o mundo. O jornalista Jorge Biancchi conversou com um grupo de pernambucanos que representam a comunidade das Irmãs Doroteias no Brasil e integram a comitiva brasileira que participa do evento em Roma.

Entre eles, está Jeová Batista, membro da congregação leiga das Irmãs Doroteias de Santa Paula Frassinetti, que há quase 160 anos atuam no Brasil, especialmente em Recife, onde foi fundada a primeira missão no país:

“As Irmãs Doroteias são freiras italianas que chegaram ao Brasil a pedido do então bispo de Recife. A missão era atender à necessidade das famílias por uma educação religiosa sólida. Aqui em Roma, esse trabalho foi reconhecido e incentivado ainda no século XIX. Hoje, temos comunidades no Brasil, na África – em Moçambique e Angola – e aqui estamos, representando os leigos da comunidade brasileira.”

Jeová explicou que houve um processo formativo antes da viagem, preparando espiritualmente os jovens para o significado do Jubileu.

“Foi uma formação muito bem feita no Brasil, contextualizando o Jubileu como um tempo de alegria, de festa e esperança. O Papa Francisco convocou esse Ano Santo, e mesmo agora com o Papa Leão XVI, seguimos o espírito do acolhimento e da esperança para o mundo cristão. Nos reunimos aqui com diferentes raças, culturas e nações, e isso é muito significativo.”

Afonso Henrique esteve na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa e agora integra o grupo em Roma:

“A experiência está sendo única. Participar do Jubileu é renovar a esperança, não só para nós, mas para o mundo. Esperança por justiça social, por dias melhores e pela paz. Como disse o Papa Leão XVI, precisamos rezar pelo mundo. A Igreja tem espaço para todos, e é isso que estamos vivendo aqui, com jovens de tantas realidades diferentes.”

O grupo pernambucano conta com cerca de 50 participantes, entre jovens e religiosas. Além de Recife, as Irmãs Doroteias também estão presentes na Bahia, com atuação em Capim Grosso.

“Viemos com essa missão de levar esperança e voltar renovados ao Brasil. Que essa fé e essa união possam ecoar em nossas comunidades e em nossas ações diárias”, concluiu Jeová.

*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Roma

Comentários

Leia também

Jubileu dos Jovens
Jovens de Amélia Rodrigues destacam fé, resistência e esperança no Jubileu dos Jovens 2025
Jubileu dos Jovens
Jubileu é ponto de partida para vocações, afirma padre brasileiro em Roma

Jubileu é ponto de partida para vocações, afirma padre brasileiro em Roma

Professor universitário e formador no Colégio Internacional de Roma, padre Claudiano...
Jubileu dos Jovens
Jubileu dos Jovens fortalece esperança cristã e incentiva paz

Jubileu dos Jovens fortalece esperança cristã e incentiva paz

O evento foi encerrado neste domingo (3), com uma missa em Roma presidida pelo papa Leão...