Feira de Santana

Período invernal pode prejudicar saúde dos pets, alerta especialista

Em caso de temperaturas muito baixas, roupinhas podem ser ótima opção para manter o pet bem aquecido

19/07/2022 06h30
Período invernal pode prejudicar saúde dos pets, alerta especialista
Foto: Tatiana Аzatskaya / Pexels

Com a chegada do inverno, agasalhos e tecidos mais pesados se tornam vestimentas comuns no dia a dia das pessoas. Mesmo em regiões mais quentes, a queda de temperatura provoca mudanças, não apenas nos seres humanos, como também nos seus animais de estimação.

Em entrevista para o De Olho na Cidade, o médico veterinário, Dr. José Neto, explicou que os pets também são mais sensíveis a doenças respiratórias, bactérias como a ‘Pasteurella multocida’ podem se associar ao nariz do animal e provocar rinites ou sinusites.

Também podem surgir problemas relacionadas à ingestão de poças de água, pois podem conter bactérias nocivas. Com o tempo úmido, se torna comum o surgimento de problemas na pele do animal, como dermatites, sendo necessário sempre tomar cuidado para manter os pelos secos.

Segundo o veterinário, a utilização de roupas e sapadas pode ser positiva, especialmente para animais de pelo curto, pois o ajudam a se manter aquecido. Caso o animal tenha passado por um processo de tosa, por exemplo, ou seus pelos tenham sido aparados, as roupinhas são recomendadas.

De forma geral, o profissional recomenda que donos estejam sempre atentos aos sintomas e necessidades que seu pet apresenta: “Nesses períodos que podem ter um déficit imunológico, o animal precisa está nutrido de forma satisfatório, ter seu acompanhamento de vacinas, ser aquecido. Cercar o nosso pet de forma satisfatória é de extrema importância, pois vamos manter uma condição clinica ideal”.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Líquida Feira! Contemplados receberam os prêmios nesta quarta-feira (17) 
Feira de Santana
Vacinação infantil é afetada por falta de abastecimento do Ministério da Saúde
Feira de Santana
Procura pela vacina contra a paralisia infantil é baixa em Feira

Procura pela vacina contra a paralisia infantil é baixa em Feira

Neste sábado, 20, no dia D de mobilização contra a paralisia infantil todas as unidades...