Política

Vereador sugere José Ronaldo como vice de ACM Neto e aponta articulações para 2026

Vereador afirma que prefeito de Feira tem maior densidade eleitoral do interior da Bahia e diz que conversas de bastidores já estão em andamento

04/02/2026 11h31
Vereador sugere José Ronaldo como vice de ACM Neto e aponta articulações para 2026
Foto: Isabel Bomfim

Durante a sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (04), o vereador Pedro Américo comentou o cenário político das eleições de 2026 e defendeu publicamente o nome do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, como possível vice em uma eventual chapa encabeçada por ACM Neto.

Ao explicar o motivo da fala feita na tribuna, o parlamentar destacou que a política é construída a partir de sinais e movimentos que, muitas vezes, não são expressos de forma direta. Segundo ele, declarações recentes de ACM Neto apontam para a busca de um nome forte do interior do estado.

“A política é feita de sinais. Eu ouvi uma fala de ACM Neto dizendo que o nome para vice teria que vir do interior, com densidade eleitoral, que agregasse dentro da construção da chapa”, afirmou.

Pedro Américo relatou que tem percorrido diversas regiões da Bahia e dialogado com lideranças políticas, especialmente do partido Cidadania, legenda à qual é filiado. A partir dessas conversas, ele reforçou a avaliação de que José Ronaldo se destaca no cenário estadual.

“Eu estou rodando a Bahia toda, o Oeste, o Sul, todas as regiões do estado, e posso dizer: não existe hoje na Bahia um líder político do interior com a densidade eleitoral que Zé Ronaldo tem”, declarou.

Na avaliação do vereador, a fala de ACM Neto revela um desejo implícito de contar com o prefeito de Feira de Santana na chapa majoritária.

“A fala de ACM Neto deixa muito claro esse desejo, esse convite implícito que ele faz a Zé Ronaldo. Pela estatura, tempo e experiência, eu sempre defendi que José Ronaldo tem qualidade de senador da República”, disse.

Pedro Américo também comentou que, apesar de erros e desencontros em eleições passadas, o contexto político atual é diferente e exige pragmatismo.

“Político geralmente não fica olhando muito para o passado. Hoje, ACM Neto precisa de Zé Ronaldo para ganhar a eleição, seja na chapa ou apoiando e coordenando a campanha. Sem isso, é muito difícil ganhar”, avaliou.

Questionado se o prefeito aceitaria um eventual convite, o vereador afirmou que as articulações já estão em curso e destacou a importância dessa possível composição para Feira de Santana.

“Pelo que eu sei dos bastidores, as conversas já estão acontecendo. Seria muito importante para Feira de Santana ter essa representatividade”, afirmou.

Pedro Américo disse acreditar que qualquer decisão de José Ronaldo será tomada com foco no interesse do município e do estado.

“Tenho certeza de que Zé Ronaldo tomará a decisão que for melhor para Feira de Santana e para a Bahia”, concluiu.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Política
ACM Neto elogia atuação de Marcelo Nilo e diz que papel do ex-presidente da ALBA ainda será definido

ACM Neto elogia atuação de Marcelo Nilo e diz que papel do ex-presidente da ALBA ainda será definido

Pré-candidato ao governo da Bahia destaca independência e coragem do aliado na oposição...
Política
Senadores do PP criticam nota da federação em defesa de Dias Toffoli

Senadores do PP criticam nota da federação em defesa de Dias Toffoli

Parlamentares afirmam que posição divulgada pela federação com o União Brasil não...
Política
PP e União Brasil defendem Dias Toffoli e falam em ataque à democracia

PP e União Brasil defendem Dias Toffoli e falam em ataque à democracia

Federação critica suspeitas divulgadas após manifestação da Polícia Federa