Política

Pedro Américo deixa a Secretaria de Agricultura após 1 ano e 6 meses 

O comunicado foi divulgado no começo da noite de hoje (8)

08/11/2023 19h24
Pedro Américo deixa a Secretaria de Agricultura após 1 ano e 6 meses 
Foto: divulgação Ascom

O vereador Pedro Américo divulgou carta aberta, na noite desta quarta-feira (8), comunicando desligamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana. Ele esteve à frente da pasta durante 1 ano e 6 meses, e agora deve voltar para a vaga de parlamentar na Câmara de Vereadores, atualmente ocupada pelo suplente Marcos Lima.

Confira abaixo a carta na íntegra.

“Bem… 1 ano e seis meses na SEAGRI… o que posso compartilhar com vocês desses momentos?
Quero compartilhar as alegrias de viver essa experiência incrível, estar no comando de uma estrutura como essa, me desafiou e pôs à prova aqueles que estavam lado a lado comigo nessa jornada.
Iniciamos 2022 já com a tarefa de fazer a entrega das sementes, o que realizamos em tempo recorde e atingimos uma grande parcela dos agricultores e agriculturas da nossa zona rural.
De lá para cá, houve muitos desafios, mas também muito aprendizado. Entendemos que o problema da produção agrícola não estava em entregar sementes, mas sim em fazer uma recuperação e manejo de solo adequado, em conseguir mais máquinas e implementos, em construir um sistema de irrigação para o plantio e para a criação de animais e principalmente em trazer para dentro da prefeitura, do setor público, a inovação, a tecnologia e o que há de mais novo na ciência para aumentar a produtividade e gerar desenvolvimento na zona rural.
Construímos um planejamento anual, buscamos recursos, fechamos parcerias, como o novo programa de inseminação artificial 100% gratuito para bovinos, caprinos e ovinos. O que vai permitir o melhoramento genético dos rebanhos do pequeno e médio produtor, que terá em sua propriedade animais de raça genuína mais adaptados ao nosso clima e com melhor aproveitamento. Gerando mais renda para nossa população.
Por outro lado, encaramos o desafio de cuidar do Centro de Abastecimento, dos mercados municipais na zona rural, das feiras livres e do Campo do Gado Novo. Conseguimos a alguns meses contratar uma empresa para fazer as obras e a manutenção desses espaços e de agora em diante os feirantes não estarão sem esse suporte. Apresentamos um edital para gestão compartilhada desses espaços, com objetivo de ter equipes permanentes e cada feira livre tenha uma equipe própria de gestão, limpeza e vigilância, que já está pronto para ser publicado e espero que em breve vocês vejam o resultado desse trabalho. Também, para cada um desses locais protocolei o pedido de PMI para receber projetos das empresas interessadas em melhorar a comercialização e fomentar as vendas dos feirantes.
Deixo a SEAGRI nesse momento com a Praça do Tomba totalmente requalificada, com as obras no Centro de Abastecimento, Campo do Gado Novo e na Cidade Nova iniciadas. Com a empresa autorizada a iniciar as reformas no Sobradinho, George Américo, Feira X e também na Estação Nova.
E no Parque de Exposições, com muito carinho iniciamos a reforma. Neste mês, demos a ordem de serviço para construção do muro frontal, que deve iniciar nos próximos dias. Deixei já pronto o projeto de construção dos novos vestiários e banheiros, em dias será publicada a licitação para reforma dos currais e dos embarcadouros. Também já se encontra no setor competente a reconstrução do novo Galpão Gil Marques Porto e do prédio administrativo.
Mas, falar sobre o Parque de Exposições sem falar da nova escola de qualificação do SENAR é impossível! Umas das primeiras coisas que fiz ao chegar na Seagri foi buscar parcerias para montar o Projeto Qualifica Rural. Tentei contratar o Senai, que tinha o foco de cursos da agroindústria, mas também de profissões importantes para o pelo desenvolvimento de nossos oito distritos. Para nossa grata surpresa, a parceria com o SENAR nasceu, começaram a oferecer qualificações gratuitas para as associações e conseguimos formar quase 500 pessoas em poucos meses. Essa relação SEAGRI e SENAR se fortaleceu quando apresentado o projeto de requalificação do Parque e a Confederação Nacional de Agricultura solicitou uma área dentro do Parque de Exposições, para construir a que será a maior obra, o maior projeto que o povo da Zona Rural de Feira já viu. Um projeto grandioso que irá transformar a vida do trabalhador e da trabalhadora, trazendo o que há de melhor para a agricultura e pecuária da nossa cidade. Tenho muito orgulho em ter participado disso.
Eu sei que um ano e alguns meses é pouco tempo, passamos por crises, desafios e dificuldades. Errei e acertei algumas vezes. Mas, tem uma coisa que eu sempre dizia na minha campanha para vereador, em cada casa, em cada lar que eu estava: “Não posso fazer promessas de como será meu mandato, mas, vou trabalhar muito, vou estudar muito, vou fazer um compromisso com cada um de vocês, vou buscar acertar mais que errar”. E acho que no meu tempo até agora, tenho acertado mais que errado.
Por isso, quero agradecer a todos os funcionários, assessores, colegas secretários, servidores das outras secretarias que acompanharam nossa jornada no dia a dia. Muito obrigado pela colaboração, pela paciência e por terem apostado nesta gestão. Se acertei em algo, o mérito é de vocês que me guiaram, me ensinaram, me corrigiram quando foi necessário. Naquilo que erramos, eu assumo a responsabilidade, ainda estou aprendendo sobre esse ambiente, sobre a política, sobre como transformar os sonhos de cidade que queremos em realidade.
Iniciamos a reforma de centenas de cisternas na Zona Rural, abrimos dois credenciamentos inéditos para contratação de carros pipas, que em poucos dias terá um resultado claro na vida das pessoas. Nessa seca que enfrentamos – a maior dos últimos anos – teremos em alguns poucos dias o maior número de veículos que nossa cidade já viu, para garantir o direito básico de nossa população de acesso a água. Mas, mais do que isso, nossa equipe deixou pronto o projeto de irrigação para produção agrícola e criação de animais, o projeto de reforma das casas de farinhas e de perfuração de dois poços artesianos.
E mais, acabamos de mandar para o Governo Federal através do programa de aceleração do crescimento a instalação de novos sistemas simplificados de abastecimento de água em comunidades que não tem água encanada. Comunidades como Berço do Rio e Boa Vista, em Maria Quitéria, Falhado e Lagoa D’Agua, em Jaguara, em Bonfim de Feira, as Comunidades de Crueira e Santa Rita, todos com o projeto de abastecimento de água prontos para que no futuro, não precisem mais de carro pipa. Inclusive, eu entendo que se o Governo Federal não aprovar esses projetos, a Prefeitura Municipal deveria fazê-lo com recursos próprios, pois são importantes demais para serem deixados para depois.
Para finalizar esse momento, quero agradecer a imprensa, repórteres, radialistas, âncoras, redatores e todos os profissionais, pela oportunidade que sempre me deram para divulgar o trabalho, me apertando, questionando e trazendo a informação a nossa população. Através de vozes como as de vocês, conseguimos chegar a todos os cantos dessa cidade.
Nesses anos de 2022 e 2023, com a Seagri, me entreguei por completo e saio muito feliz dessa jornada. Chorei, sorri, mas não quebrei, não me quebraram, nem me dobraram. Saio mais maduro e mais consciente do que devo defender, no que acreditar. E como se diz na música: outros outubros virão! E junto com o nosso povo, iremos construir novos caminhos, novas pontes.
Deixo uma mensagem de esperança a vocês comerciantes das feiras livres e mercados, a vocês agricultores, vocês, que me ajudaram a fazer decretos, portarias, editais e leis:
Está pronta, em processo de revisão a nova Lei da Seagri. Uma lei que reestrutura a administração, que cria as subprefeituras nos distritos, que busca fortalecer os pescadores, que garante estrutura para o Sistema de Inspeção municipal, que alinha o orçamento público à real necessidade da população. Que institui os coordenadores das feiras livres para a população saber a quem buscar para manter as melhorias que irão ser realizadas após as reformas.
As associações rurais, após a publicação do edital para roçagem nas estradas rurais, poderão receber recursos e contratar as equipes para trabalhar roçando as beiras das
cercas, trazendo mais uma fonte de renda para o homem e mulher do campo e fortalecendo as associações.
Está também em fase de finalização a compra de mais 8 tratores, barcos de pesca e diversos equipamentos para ajudar no desenvolvimento rural.
E mais importante, que tem a ver com a distribuição de sementes, se mantiverem nosso planejamento ela vai retornar no ano que vem, mas agora com um ‘Termo de Colaboração’ com a Embrapa, que nos ajudará a fazer assistência técnica e comprar sementes, que vão além das de milho e feijão, mas, também as mudas frutíferas e árvores de reflorestamento da caatinga. Mas, o mais importante, é que não será uma distribuição realizada de qualquer jeito, será investido em quem produz, em quem planta de verdade, com mapeamento da produção, ajuda na recuperação do solo e usando novas técnicas e tecnologias.
Por fim, quero falar com vocês sobre a Expofeira, um importante evento que não tive o prazer de realizar esse ano de 2023 pelas dificuldades que vocês já sabem. Mas, o projeto está pronto, está lindo. Com a reforma do Parque andando e com os parceiros como o Senar e Senai e tantas outras instituições teremos um grande evento em 2024, com arena de tecnologia agrícola focada no ambiente de negócios e com competições das mais diversas modalidades, com um espaço gigante para valorizar a agricultura local, o artesanato e nossas comidas típicas. É só seguir o que nossa equipe planejou que teremos a alegria de ir novamente à Expofeira.

Atenciosamente, Pedro Américo de Santana Silva Lopes Vereador”.

Comentários

Leia também

Política
Oposição na AL-BA formaliza convite para secretária de Educação explicar portaria de aprovação em massa de estudantes

Oposição na AL-BA formaliza convite para secretária de Educação explicar portaria de aprovação em massa de estudantes

A declaração de Jerônimo também foi criticada pelo sindicato que representa a categoria...
Política
Em Serra Preta, empresário não descarta disputar prefeitura

Em Serra Preta, empresário não descarta disputar prefeitura

Ele colocou seu nome à disposição da população
Política
Deputado Leandro de Jesus analisa decisões estratégicas do PL para eleições municipais na Bahia

Deputado Leandro de Jesus analisa decisões estratégicas do PL para eleições municipais na Bahia

Leandro ressaltou a importância da participação do PL no processo eleitoral, especialmente...