Feira de Santana

Passagem de ônibus Via Feira pode ser paga com QR Code

Além da recarga do cartão, aplicativo KIM disponibiliza função que permite pagamento da tarifa diretamente pelo celular

21/11/2022 17h47
Passagem de ônibus Via Feira pode ser paga com QR Code

Pouco mais de dois meses após o lançamento do aplicativo de mobilidade urbana KIM, que permite recarregar o cartão Via Feira remotamente, uma nova maneira de pagar a passagem dos ônibus de Feira de Santana será disponibiliza: o QR Code. A modalidade começa a funcionar a partir desta segunda-feira, 21 de novembro, beneficiando cerca de 80 mil usuários do transporte público da região.

Agora, além da recarga online, disponibilizada ao cadastrar o cartão Via Feira – o que desobriga os passageiros se deslocarem até um terminal – também é possível pagar a passagem diretamente com o celular gerando um código. As formas de pagamento são as mesmas da recarga remota do cartão e podem ser escolhidas de acordo com o que for melhor para o usuário: PIX, cartão de crédito ou débito, boleto ou transferência bancária. “Mais uma tecnologia KIM que vai facilitar a vida dos passageiros em Feira de Santana. Quem não puder recarregar ou não tiver o cartão, até o mesmo dinheiro, naquele momento, por exemplo, tem nas mãos a possibilidade de usar o próprio celular, um recurso que já faz parte das nossas vidas e pode ser destinado para trazer ainda mais praticidade no dia a dia”, comenta o CEO do KIM, Rubens Filho.

Todas as demais funcionalidades do aplicativo seguem disponíveis, sendo uma delas o mapa, que auxilia o passageiro a transitar com segurança pela cidade. Nesta aba, o usuário consegue ver todas as paradas e horários dos ônibus, qual o local de embarque mais próximo, além de “favoritar” as linhas mais utilizadas para consultar rapidamente as informações. 

Para usar o QR Code para pagar a passagem, é preciso baixar o aplicativo KIM, disponível para download gratuito nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Após escolher a opção “QR Code Transporte”, dentro da aba do cartão Via Feira, o passageiro deve definir um valor, entre R$ 2,00 e R$ 650,00, e realizar o pagamento da recarga no aplicativo – possível por meio do PIX, boleto, cartão de crédito, débito ou transferência bancária. Depois, será preciso escolher a linha desejada e gerar um código, que tem validade de 30 minutos (não é possível passar o QR Code em uma linha distinta daquela selecionada no app). No ônibus, basta selecionar a opção de pagar com QR Code na tela do validador, mostrar o código gerado pelo celular na câmera do validador e passar pela catraca. Caso o QR Code não seja utilizado dentro do prazo, será necessário gerar um novo.

Sobre KIM
KIM é um aplicativo de mobilidade urbana que tem o objetivo de facilitar a jornada do passageiro de transporte público. Criado em 2017, o aplicativo está disponível em 48 cidades no Brasil, incluindo as capitais Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. Através dele, o cliente consegue recarregar seu cartão de transporte, da forma que lhe for mais viável entre PIX, cartão de crédito ou débito, transferência, boleto ou depósito bancário.

Por meio do aplicativo, o passageiro consegue acompanhar toda a movimentação de uso do cartão através do extrato, revalidar o cartão de estudante, pedir uma segunda via e bloquear em caso de perda, roubo ou furto. Ele também permite o pagamento da passagem com QR Code, diretamente na catraca do ônibus e usando o celular.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Problemas enfrentados pela advocacia de Feira de Santana no Conjunto Penal são tema de reunião

Problemas enfrentados pela advocacia de Feira de Santana no Conjunto Penal são tema de reunião

Na oportunidade, tanto o secretário quanto o seu chefe de gabinete, ficaram de dar, até...
Feira de Santana
Mutirões agilizam as demandas para atualização e inclusão de beneficiários no CadÚnico

Mutirões agilizam as demandas para atualização e inclusão de beneficiários no CadÚnico

Comunidade tem acesso facilitado a serviços da assistência social
Feira de Santana
Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana participa de marcha em Brasília

Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana participa de marcha em Brasília

A mobilização busca chamar a atenção para as demandas dos trabalhadores