Feira de Santana

Paróquia Senhor dos Passos é elevada a Santuário em celebração de 60 anos

A paróquia tornou-se o primeiro santuário urbano do município.

18/05/2024 06h22
Paróquia Senhor dos Passos é elevada a Santuário em celebração de 60 anos
Foto: Divulgação

Feira de Santana celebrou nesta sexta-feira (17) um marco histórico com o Jubileu de Diamante da Paróquia Senhor dos Passos. Em uma missa solene, a igreja tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, foi elevada à categoria de Santuário, tornando-se o primeiro santuário urbano do município.

A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, e concelebrada pelo pároco, Padre Júlio Santa Bárbara, além do vigário Padre Jorge Allan e diversos outros sacerdotes. A elevação da igreja a Santuário reflete seu papel central e a devoção dos fiéis, que diariamente visitam o templo em busca de orações.

“Para nós é uma grande alegria esse momento porque tem uma importância de reconhecimento. O Arcebispo, a Igreja de Feira, reconhece a vocação e a missão desta igreja”, destacou Padre Júlio Santa Bárbara. Ele ressaltou que a igreja já é um local de peregrinação e celebrações constantes, e agora, com o título de Santuário, esse papel será ainda mais reconhecido.

Sobre os desafios enfrentados ao longo dos 60 anos de existência da paróquia, Padre Júlio mencionou a missão contínua de evangelizar em meio a uma sociedade marcada pela violência e indiferença religiosa. “O nosso grande desafio é continuar levando Jesus Cristo como aquele que dá sentido à nossa vida, como aquele que é o caminho, verdade e vida”, afirmou.

Dom Itamar Vian também destacou a importância histórica da elevação da igreja a Santuário.

“É realmente um momento histórico para Feira de Santana, para toda esta região, para a Bahia, para a Arquidiocese, para a nossa igreja, porque a elevação desta igreja à categoria de Santuário marcará, sem dúvida, um novo passo para que os fiéis possam participar sempre mais e melhor das celebrações aqui”, disse.

Quanto ao futuro, Dom Itamar prevê novas iniciativas pastorais que irão proporcionar aos fiéis mais oportunidades para o sacramento da confissão, a celebração da Eucaristia e a escuta da Palavra de Deus.

“Sem dúvida nenhuma, o pároco desta paróquia, juntamente com o conselho pastoral, abrirá mais iniciativas, proporcionando a todas as pessoas que chegam a oportunidade de saírem deste santuário fortificados para continuar a sua vida e a sua missão”, concluiu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...
Feira de Santana
Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Empreendimentos foram flagrados durante operação especial da Neoenergia Coelba na cidade;...
Feira de Santana
Ex-prefeito Colbert Martins Filho passa por cirurgia cardíaca e se recupera em Salvador