Política

“Parece que teve conivência”, diz Lula sobre fuga de presos em Mossoró

A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa neste domingo

18/02/2024 12h00
“Parece que teve conivência”, diz Lula sobre fuga de presos em Mossoró
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Neste domingo (18), em coletiva de imprensa na Etiópia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pode ter havido “conivência” de alguém dentro da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na fuga de dois presos ligados ao Comando Vermelho. 

“Estamos à procura dos presos, esperamos encontrá-los e, obviamente, queremos saber como esses cidadãos cavaram um buraco e ninguém viu. Só faltava contratar uma escavadeira. Eu não quero acusar, mas teoricamente parece que teve a conivência com alguém do sistema lá dentro. Como eu não posso acusar ninguém, eu sou obrigado a acreditar que uma investigação que está sendo feita pela polícia local e pela Polícia Federal nos indique amanhã ou depois de amanhã o que aconteceu no presídio Mossoró”, afirmou o presidente.

Lula ainda falou em um possível “relaxamento” no episódio que ocorreu na última quarta-feira (14). “É a primeira vez que alguém foge de um presídio [de segurança máxima]. Isso significa que pode ter havido um relaxamento e nós precisamos saber de quem”, completou.

Esta é a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal desde a sua inauguração, em 2006. O sistema foi criado para isolar lideranças de facções criminosas e presos perigosos do país.

Os fugitivos são Rogério da Silva Mendonça, 36, o Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, o Deisinho. Eles são do Acre, onde, em julho do ano passado, participaram de uma rebelião que deixou cinco mortos, em suposta guerra entre facções criminosas. De acordo com o governo acreano, os detentos, que se declaram integrantes do Comando Vermelho, estavam entre os 14 presos transferidos para o sistema federal, em setembro passado, suspeitos de liderarem a matança.

*Bahia Notícias

Comentários

Leia também

Política
Dino cobra explicações de líder do PL de falas sobre emendas

Dino cobra explicações de líder do PL de falas sobre emendas

Ministro do STF vê risco de inconstitucionalidade e exige esclarecimentos de Sóstenes...
Política
Justiça Eleitoral condena Marçal a 8 anos de inelegibilidade pela 2ª vez

Justiça Eleitoral condena Marçal a 8 anos de inelegibilidade pela 2ª vez

Multa de R$ 420 mil foi aplicada por abuso de poder econômico e impulsionamento ilegal...
Política
Bolsonaro completa duas semanas internado, ainda sem previsão de alta

Bolsonaro completa duas semanas internado, ainda sem previsão de alta

Ex-presidente segue alimentado por sonda após cirurgia intestinal e é intimado sobre...