Parceria entre governo da Bahia e Banco do Nordeste deve ampliar programa de microcrédito
O objetivo é ampliar as unidades do programa e coordenar ações conjuntas entre o BNB e o governo estadual
Os microempreendedores urbanos da Bahia serão os principais beneficiados com a assinatura de um protocolo de intenções entre o governo do Estado e o Banco do Nordeste para a expansão do programa de microcrédito ‘Crediamigo’. O governador Jerônimo Rodrigues e secretários de estado receberam o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, que esteve em Salvador nesta terça-feira (16), para formalizar a parceria. O objetivo é ampliar as unidades do programa e coordenar ações conjuntas entre o BNB e o governo estadual conforme previsto no protocolo.
Jerônimo Rodrigues destacou a harmonização entre as políticas públicas estaduais e as iniciativas do Banco do Nordeste na região. “É fundamental que as ações do Banco do Nordeste estejam alinhadas com as políticas públicas do nosso governo, contribuindo para o acesso facilitado ao crédito pelos empreendedores. Cada unidade do Crediamigo representa uma agência de desenvolvimento, capaz de fortalecer economicamente onde quer que esteja presente”, afirmou o governador.
O plano de expansão do Crediamigo na Bahia visa alcançar 166 unidades até o final de 2025, mais do que dobrando as atuais 79 unidades que atendem todos os municípios do estado. As primeiras unidades do projeto de expansão estão previstas para inauguração a partir de agosto de 2024.
Paulo Câmara, presidente do BNB, enfatizou que a parceria com o governo baiano facilitará ainda mais o acesso ao crédito. “No ano passado, o Crediamigo movimentou R$ 1,6 bilhão na Bahia, e nossa meta é dobrar esse volume até o final de 2025 com a expansão das atividades. Discutimos isso com o governador Jerônimo, que apoia essa iniciativa e acredita na cooperação entre o banco e o Governo do Estado para proporcionar crédito acessível e ágil a mais cidadãos baianos”, comemorou o presidente do banco.