Esporte

Parceria entre clubes e Governo garante a participação do Itabuna na série D do Campeonato Brasileiro

Passando por dificuldades financeiras, o Itabuna corria o risco de não disputar o torneio e, agora, pode contar com a equipe Sub-20 do Vitória que, por sua vez, montará um núcleo de divisão de base na região.

12/04/2024 06h36
Parceria entre clubes e Governo garante a participação do Itabuna na série D do Campeonato Brasileiro

Uma parceria celebrada nesta quinta-feira (11), entre o Esporte Clube Vitória e Itabuna Esporte Clube, juntamente com o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), permitirá que o time do Sul do estado participe da série D do Campeonato Brasileiro. Passando por dificuldades financeiras, o Itabuna corria o risco de não disputar o torneio e, agora, pode contar com a equipe Sub-20 do Vitória que, por sua vez, montará um núcleo de divisão de base na região. Ao lado disso, o Governo cederá o estádio público de Pituaçu, em Salvador, para que o Itabuna realize os jogos.

Em coletiva no Estádio Manoel Barradas (Barradão), o secretário da Setre, Davidson Magalhães, disse que a parceria faz parte do esforço do Estado de fortalecer o futebol baiano. “Um time do interior, por coincidência, da  minha cidade, foi o primeiro time que eu vi jogar, que é o Itabuna Esporte Clube, e que não tinha condições materiais. Nós sabemos das dificuldades financeiras dos clubes, especialmente o que o interior passa. Não tinha como disputar a série D. E aí veio essa parceria com o Vitória, que eu acho muito importante que outras parcerias deste tipo surjam para fortalecer ainda mais os clubes do interior do nosso estado. Nós entramos nessa parceria com a concessão do estádio de Pituaçu, que é um estádio público”, disse o secretário.

Casamento 

O presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, disse que a união com o Itabuna Esporte Clube visa fortalecer a base do clube, montando um núcleo no sul do estado, descentralizando, assim, a marca do Vitória pelo interior baiano. Nas palavras de Mota, trata-se da “celebração de um casamento” com o Itabuna. “Sim, a parceria é longa, duradoura, a gente pretende que isso vá longe. Não só revelar atletas, mas ajudar o Itabuna a voltar para a série A do campeonato baiano. É uma parceria, um casamento que está sendo celebrado”.

O presidente do Itabuna Esporte Clube, Rodrigo Xavier, lembrou que o time foi rebaixado no Campeonato Baiano da 1ª divisão e consequentemente, enfrenta as dificuldades financeiras para participar da série D, o que acarretaria punições e multas.

Ele ressaltou o apoio do Governo do estado e celebrou a união de duas marcas fortes do futebol. “É uma marca forte do interior da Bahia [Itabuna] e uma marca forte da nossa capital [Vitória], do nosso país, que se unem para que a gente possa fazer um belo trabalho. Temos um espaço na sede social muito bom, com dois campos. A perspectiva é evoluir e tornar Itabuna cada vez mais forte assim como o Vitória. Estamos confiantes que vamos fazer uma bela disputa e quem sabe, o ano que vem, a gente possa estar na série C do campeonato brasileiro”.

Comentários

Leia também

Esporte
CBF adia partidas no RS após tragédias da chuva no estado

CBF adia partidas no RS após tragédias da chuva no estado

Três jogos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro são afetados pela decisão
Esporte
Vitória encara o Botafogo nesta quinta em sua estreia na Copa do Brasil 2024

Vitória encara o Botafogo nesta quinta em sua estreia na Copa do Brasil 2024

Equipes se enfrentam às 19h, no Estádio Nilton Santos (RJ), pelo jogo de ida da terceira...
Esporte
Jogadores treinam com bola e podem virar opção para técnico Léo Condé

Jogadores treinam com bola e podem virar opção para técnico Léo Condé

Vitória segue preparação para a partida contra o Botafogo, pela Copa do Brasil