Política

Paraná Pesquisas: Diferença entre Lula e Bolsonaro é a menor desde o início do ano

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, os dois estão em um empate técnico.

13/09/2022 12h04
Paraná Pesquisas: Diferença entre Lula e Bolsonaro é a menor desde o início do ano
Foto: Divulgação

A mais recente rodada do Paraná Pesquisas mostra a menor diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), desde o início de 2022. Publicado nesta terça-feira (13), o levantamento mostra que o petista teve o seu pior número em 2022 com 39,6%, enquanto Bolsonaro pontuou com 36,5%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, os dois estão em um empate técnico.

Em fevereiro, na primeira pesquisa feita pelo instituto neste ano, Lula tinha 40,1% contra 29,1% do atual presidente, uma distância de 11 pontos, a maior da série anual. Os números foram analisados no cenário estimulado.

Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT) com 7,4%. Em seguida aparecem Simone Tebet (MDB) com 4,7% e Felipe D’Ávila (NOVO) com 0,5%. Pablo Marçal (PROS) e Soraya Thronicke (União) marcaram 0,4%. Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) aparecem empatados com 0,1%. Eymael não pontuou. Os entrevistados que não souberam ou não responderam somaram 4% e aqueles que declaram voto nulo, branco ou em nenhum candidato representaram 6%.

No cenário espontâneo, Lula continua liderando, mas a diferença para Bolsonaro é ainda menor. Na simulação, o petista tem 32% contra 30% do adversário. Ciro aparece com 4% e Simone Tebet com 2,1%. Os demais candidatos somados não chegam a 1%. Em caso de segundo turno, o levantamento indica que Lula venceria Bolsonaro por 47,4% contra 41,2%.

A Paraná Pesquisas também analisou a aprovação da administração do governo federal.45,3% dos entrevistados disseram aprovar a gestão de Bolsonaro enquanto 50,7% desaprovam. Não opinaram ou não souberam responder foram 4%.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com 2020 eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 8 e 12 de setembro de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-05388/2022.

*Bahia Notícias

Comentários

Leia também

Política
Lula recebe Xi Jinping em Brasília nesta quarta-feira (20)

Lula recebe Xi Jinping em Brasília nesta quarta-feira (20)

Mandatários irão tratar sobre o fortalecimento da relação econômica e comercial entre...
Política
Jerônimo sanciona lei que autoriza empréstimo bilionário ao governo

Jerônimo sanciona lei que autoriza empréstimo bilionário ao governo

Medida foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20) ...
Política
TSE decide e Sheila Lemos (União Brasil) poderá tomar posse em janeiro

TSE decide e Sheila Lemos (União Brasil) poderá tomar posse em janeiro

A decisão foi divulgada na noite de terça-feira (19)