Mundo

Papa Francisco teve “crise” respiratória “isolada”, anunciou Vaticano

O Vaticano informou que o papa Francisco teve um episódio de vômitos com inalação na tarde desta sexta-feira, 28.

28/02/2025 18h16
Papa Francisco teve “crise” respiratória “isolada”, anunciou Vaticano
Foto: Reprodução/YouTube

O Vaticano atualizou na tarde desta sexta-feira (28) o estado de saúde do Papa, que permanece internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. De acordo com informações divulgadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé, após uma manhã de fisioterapia respiratória e oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que resultou em um episódio de vômito com aspiração e agravamento do quadro respiratório.

Diante da situação, o Papa foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou um tratamento com ventilação mecânica não invasiva. Segundo o boletim, ele respondeu bem ao procedimento, apresentando melhora nas trocas gasosas. “Ele permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas”, destacou o comunicado.

Pela manhã, o Papa recebeu a Eucaristia e seguiu sua rotina de leitura dos jornais durante o café da manhã. No boletim anterior, havia sido informado que, como nos dias anteriores, ele teve uma noite tranquila e manteve seu repouso. No entanto, o diagnóstico permanece reservado.

A atualização foi feita por Silvonei José Protz, jornalista e coordenador da Rádio Vaticano e do site Vatican News. Dos estúdios da Rádio Vaticano, em Roma, ele acompanha de perto a evolução do estado de saúde do Santo Padre, enquanto fiéis em todo o mundo seguem em oração por sua recuperação.

Comentários

Leia também

Mundo
Trump afirma que deve conversar com Lula “em algum momento”, mas não agora

Trump afirma que deve conversar com Lula “em algum momento”, mas não agora

Presidente americano indicou que a partir de 1º Brasil pode ter seus produtos taxados...
Mundo
China critica tarifa de Trump contra o Brasil: ‘Instrumento de coerção’

China critica tarifa de Trump contra o Brasil: ‘Instrumento de coerção’

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país defendeu a soberania brasileira ...
Mundo
Brasileiros invadem perfil de Donald Trump: ‘Somos soberanos’

Brasileiros invadem perfil de Donald Trump: ‘Somos soberanos’

Após invasão de brasileiros, o líder norte-americano limitou os comentários em seu...