Papa Francisco teve “crise” respiratória “isolada”, anunciou Vaticano
O Vaticano informou que o papa Francisco teve um episódio de vômitos com inalação na tarde desta sexta-feira, 28.
O Vaticano atualizou na tarde desta sexta-feira (28) o estado de saúde do Papa, que permanece internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. De acordo com informações divulgadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé, após uma manhã de fisioterapia respiratória e oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que resultou em um episódio de vômito com aspiração e agravamento do quadro respiratório.
Diante da situação, o Papa foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou um tratamento com ventilação mecânica não invasiva. Segundo o boletim, ele respondeu bem ao procedimento, apresentando melhora nas trocas gasosas. “Ele permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas”, destacou o comunicado.
Pela manhã, o Papa recebeu a Eucaristia e seguiu sua rotina de leitura dos jornais durante o café da manhã. No boletim anterior, havia sido informado que, como nos dias anteriores, ele teve uma noite tranquila e manteve seu repouso. No entanto, o diagnóstico permanece reservado.
A atualização foi feita por Silvonei José Protz, jornalista e coordenador da Rádio Vaticano e do site Vatican News. Dos estúdios da Rádio Vaticano, em Roma, ele acompanha de perto a evolução do estado de saúde do Santo Padre, enquanto fiéis em todo o mundo seguem em oração por sua recuperação.