Mundo

Papa Francisco segue estável, sem febre, mas com prognóstico reservado

Em novo boletim, Vaticano informa que o pontífice dormiu bem e recebe oxigenoterapia; internado há 17 dias, ele agradece orações e reza pela paz

03/03/2025 08h50
Papa Francisco segue estável, sem febre, mas com prognóstico reservado
Foto: Vatican News/Vatican Media

Um novo boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira (3) informa que o papa Francisco “dormiu bem durante toda a noite”. Segundo a Santa Sé, seu estado de saúde continua estável, sem necessidade de ventilação mecânica, apenas oxigenoterapia de alto fluxo. O pontífice segue sem febre.

“Dada a complexidade do quadro clínico, o prognóstico permanece reservado. Nesta manhã, o Santo Padre participou da Santa Missa ao lado da equipe que o acompanha durante a internação e, em seguida, alternou momentos de descanso com oração”, detalha outro boletim divulgado na tarde de domingo (2).

De acordo com o Ministério da Saúde, prognóstico é a previsão sobre a evolução de uma doença após o diagnóstico. Já o termo “prognóstico reservado” indica que o estado do paciente é grave e demanda cuidados intensivos e especializados. No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.

Internado há 17 dias, o papa Francisco agradeceu, no domingo, as orações dos fiéis e o trabalho da equipe médica em um texto do Angelus divulgado pela Santa Sé. No documento, ele também afirmou que reza pela paz em regiões afetadas por conflitos, como Ucrânia e Palestina.

“Irmãs e irmãos, envio-lhes estas palavras do hospital, onde estou há vários dias, acompanhado por médicos e profissionais de saúde, a quem sou grato pelo cuidado”, escreveu o pontífice. “Nestes momentos, aprendemos ainda mais a confiar no Senhor”, acrescentou.

Na mensagem, Francisco agradeceu as orações e disse sentir-se próximo dos fiéis que intercedem por sua recuperação. “Gostaria de agradecer as preces feitas ao Senhor por meio de tantos fiéis ao redor do mundo. Sinto o carinho e a proximidade de vocês e, neste momento especial, percebo-me como que ‘carregado’ e sustentado pelo Povo de Deus”, destacou.

“Também rezo por vocês. E, especialmente, pela paz. Daqui, a guerra parece ainda mais absurda. Rezemos pela martirizada Ucrânia, pela Palestina, por Israel, pelo Líbano, por Mianmar, pelo Sudão e por Kivu”, concluiu.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Mundo
25 anos após atentado de 11 de setembro, três vítimas são identificadas nos EUA

25 anos após atentado de 11 de setembro, três vítimas são identificadas nos EUA

Identificação foi possível graças a avanços na análise de DNA e ao trabalho contínuo...
Mundo
Embaixada dos EUA ameaça aliados de Moraes: ‘Estão avisados’

Embaixada dos EUA ameaça aliados de Moraes: ‘Estão avisados’

O governo do presidente Donald Trump sancionou, na semana passada, o ministro Alexandre...
Mundo
Mais tarifas de Trump entram em vigor nesta quinta-feira (7); entenda

Mais tarifas de Trump entram em vigor nesta quinta-feira (7); entenda

Mais de 90 países começam a ser taxados pelo governo dos Estados Unidos