Mundo

Papa Francisco melhora e dispensa ventilação mecânica, diz Vaticano

Santa Sé afirma que pontífice reduziu necessidade de oxigênio e segue em recuperação

19/03/2025 16h55
Papa Francisco melhora e dispensa ventilação mecânica, diz Vaticano
Foto: Wikimedia Commons/Reprodução livre

O Vaticano divulgou na tarde desta quarta-feira (19) uma atualização sobre o estado de saúde do papa Francisco, que está internado há um mês no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.

Segundo a Santa Sé, o pontífice não precisa mais de ventilação mecânica.

“As condições clínicas do Santo Padre estão melhorando. Ele suspendeu a ventilação mecânica não invasiva e também reduziu a necessidade de terapia de oxigênio de alto fluxo”, informou o Vaticano.

Além disso, o comunicado destaca que “o progresso na fisioterapia motora e respiratória continua”. Pela manhã, Francisco concelebrou a Santa Missa na solenidade de São José.

O papa está hospitalizado desde 14 de fevereiro. Na segunda-feira (17), o Vaticano afirmou que o pontífice “pode ficar sem oxigenoterapia por alguns momentos”. Apesar da complexidade do quadro, a situação permanece estável.

Essa é a internação mais longa do papa argentino desde que assumiu o pontificado em 2013. Ao longo desses anos, Francisco foi internado quatro vezes.

Comentários

Leia também

Mundo
Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo incondicional

Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo incondicional

Decisão foi tomada após conversa entre Zelensky e Trump; presidente ucraniano afirma...
Mundo
Israel quebra acordo de cessar-fogo, ataca Faixa de Gaza e mais de 400 mortos

Israel quebra acordo de cessar-fogo, ataca Faixa de Gaza e mais de 400 mortos

Hamas acusou Netanyahu de decidir anular o acordo e “colocar os prisioneiros em risco...
Mundo
EUA e Irã trocam ameaças após bombardeios mataram mais de 30 pessoas no Iêmen

EUA e Irã trocam ameaças após bombardeios mataram mais de 30 pessoas no Iêmen

Ataque, realizado no sábado (15), atingiu a capital Sanaa e outras localidades no centro...