Mundo

Papa Francisco apresenta melhora e recebe visita da primeira-ministra italiana

Exames recentes indicaram uma leve melhora nos índices inflamatórios, mantendo o quadro clínico estável.

20/02/2025 08h01
Papa Francisco apresenta melhora e recebe visita da primeira-ministra italiana
Imagem: Reprodução/Vatican Media

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta quinta-feira (20), uma atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco, que segue internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma. Segundo o boletim médico, o pontífice passou a noite tranquilamente e, pela manhã, levantou-se e tomou café da manhã sentado em uma poltrona. Exames recentes indicaram uma leve melhora nos índices inflamatórios, mantendo o quadro clínico estável.

Na tarde de quarta-feira (19), a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, visitou o Papa Francisco no hospital. Em um comunicado oficial, Meloni expressou sua satisfação ao encontrá-lo bem e bem-humorado. “Estou muito feliz por tê-lo encontrado atento e receptivo. Nós brincamos como sempre. Ele não perdeu seu proverbial senso de humor”, afirmou a premiê, segundo nota divulgada pelo Palazzo Chigi.

Mensagens de apoio ao Papa continuam a ser compartilhadas nas redes sociais e na imprensa internacional. A Conferência Episcopal Italiana divulgou um comunicado em que reafirma sua proximidade ao Santo Padre e convida as comunidades eclesiais a intensificarem as orações por sua recuperação. “Ao confiar ao Senhor o trabalho dos médicos e da equipe de saúde, abraçamos o Santo Padre com afeto”, diz o documento.

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também manifestou apoio ao Papa Francisco. Durante reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), realizada entre os dias 18 e 19 de fevereiro em Brasília, foi proposta a realização de momentos de oração em todas as dioceses do país pela recuperação do pontífice.

A mobilização também se estende a outras partes do mundo. Nas Filipinas, o bispo de Kalookan e presidente da Conferência Episcopal do país, Dom Pablo Virgilio Siongco David, pediu aos fiéis que rezem pelo Papa nesse momento delicado. O núncio apostólico no país, Dom Charles Brown, reforçou o pedido em entrevista à Rádio Veritas, emissora católica filipina, destacando a importância de orar também pelos profissionais de saúde que cuidam do pontífice.

As manifestações de solidariedade demonstram o carinho e a esperança dos fiéis em todo o mundo pela plena recuperação do Papa Francisco.

*Com informações do jornalista Silvonei José Protz, coordenador da Rádio Vaticano e do site Vatican News

Comentários

Leia também

Mundo
25 anos após atentado de 11 de setembro, três vítimas são identificadas nos EUA

25 anos após atentado de 11 de setembro, três vítimas são identificadas nos EUA

Identificação foi possível graças a avanços na análise de DNA e ao trabalho contínuo...
Mundo
Embaixada dos EUA ameaça aliados de Moraes: ‘Estão avisados’

Embaixada dos EUA ameaça aliados de Moraes: ‘Estão avisados’

O governo do presidente Donald Trump sancionou, na semana passada, o ministro Alexandre...
Mundo
Mais tarifas de Trump entram em vigor nesta quinta-feira (7); entenda

Mais tarifas de Trump entram em vigor nesta quinta-feira (7); entenda

Mais de 90 países começam a ser taxados pelo governo dos Estados Unidos