Conclave

Papa brasileiro? Cardeal comenta sucessão de Francisco e perfil do novo Papa

Dom Raymundo Damasceno Assis ficará fora da escolha do novo sucessor de Francisco pela limitação de idade. Mesmo assim, ele deve integrar o Colégio dos Cardeais, discutindo assuntos urgentes da Igreja. Ele também pode ser eleito papa.

01/05/2025 06h55
Papa brasileiro? Cardeal comenta sucessão de Francisco e perfil do novo Papa
Foto: Jorge Biancchi

Com um vasto currículo de serviço à Igreja Católica, Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), compartilhou reflexões sobre o momento histórico vivido pela Igreja: a escolha do novo Papa, após a morte de Francisco. Em entrevista ao jornalista Jorge Biancchi, ele falou sobre o futuro do catolicismo.

Natural de Capela Nova (MG), Dom Raymundo tem 88 anos e, por conta da idade, está impedido de votar no conclave, conforme estabelece a Constituição Apostólica. No entanto, como membro do Colégio dos Cardeais, ele permanece atuante nos debates e orações que envolvem esse momento decisivo da Igreja. Curiosamente, apesar de não ter direito a voto, ele pode ser eleito Papa.

“Estamos num momento importante na vida da Igreja, que desperta a atenção do mundo todo. A morte do Papa Francisco deixou uma marca muito grande, que todos lamentam. Choramos sua partida para a casa do Pai, mas aceitamos a vontade de Deus. Agora vivemos a expectativa da eleição do novo bispo de Roma, o pastor universal da Igreja”, afirmou o cardeal.

Dom Raymundo, que participou do conclave que elegeu o Papa Francisco, lembra que naquele momento eram 113 cardeais votantes. Hoje, são 133 — número recorde na história recente, embora dois não participem por motivos de saúde.

“É um momento de oração. Devemos pedir ao Espírito Santo que ilumine os cardeais para que, diante de Deus e de sua própria consciência, escolham quem melhor poderá conduzir a Igreja neste tempo”, destacou.

O perfil do novo Papa

Dom Raymundo traçou o perfil que considera ideal para o novo Papa: um homem de fé, humilde, próximo do povo e capaz de promover o diálogo em um mundo dividido por guerras e conflitos.

“Desejamos que seja um pastor com capacidade de diálogo, o que é essencial em um mundo tão plural. Que saiba escutar o outro e, juntos, buscar caminhos de paz e convivência. Um Papa simples, próximo das pessoas, como foi Francisco, que ia ao encontro das ovelhas, sobretudo das que estavam perdidas, marginalizadas, encarceradas e doentes.”

Ele também destacou a importância de continuar o processo de sinodalidade — caminhar juntos — dentro da Igreja: “Esse novo Papa deve promover o diálogo interno, a comunhão, a participação e a missão. E também o diálogo inter-religioso com outras igrejas cristãs e não cristãs.”

Papa brasileiro?

Questionado sobre a possibilidade de o próximo Papa ser brasileiro, Dom Raymundo tratou o tema com realismo e espiritualidade. Entre os nomes ventilados pela mídia internacional, está o do cardeal brasileiro Dom Sérgio da Rocha, mas o mineiro lembra que a eleição papal é imprevisível.

“O Conclave é uma caixa de surpresa. Aqui em Roma, se diz que quem entra Papa sai cardeal. O próprio Papa Francisco não constava em nenhuma lista, nem nas apostas da Bolsa de Londres e foi ele o escolhido.”

Para ele, não importa de qual país venha o novo Papa, mas sim que ele seja escolhido segundo os desígnios de Deus: “O Espírito Santo age nos cardeais. Não visivelmente, mas por meio de um processo de discernimento. Devemos acolher com o coração aberto aquele que for eleito, pois será a vontade de Deus.”

Dom Raymundo finalizou deixou uma mensagem de fé e unidade aos fiéis brasileiros e a toda a comunidade católica:

“Desejo que o novo Papa promova a unidade da fé, a comunhão na diversidade e a missão evangelizadora da Igreja. Que ele se entregue totalmente a esse ministério, como cada um de nós é chamado a fazer — bispos, padres, religiosos e leigos. Que, ao recebermos a notícia da eleição, nos alegremos com toda a Igreja e rezemos pelo novo Papa.”

*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Roma

Comentários

Leia também

Conclave
Por Dentro do Conclave: Padre Danilo reflete sobre legado de Francisco e a dignidade do trabalho direto de Roma

Por Dentro do Conclave: Padre Danilo reflete sobre legado de Francisco e a dignidade do trabalho direto de Roma

Ele compartilhou os destaques da sexta missa das novenas celebradas em sufrágio do Papa...
Conclave
Governador Jerônimo Rodrigues parabeniza cobertura do Conclave feita por Jorge Biancchi

Governador Jerônimo Rodrigues parabeniza cobertura do Conclave feita por Jorge Biancchi

Jorge Biancchi está em Roma desde o último sábado e já acompanha as celebrações e...
Conclave
Brasileiro em Roma une turismo com arte e celebra relação com a Bahia

Brasileiro em Roma une turismo com arte e celebra relação com a Bahia

César se diz realizado por trabalhar diariamente com as artes e com a riqueza cultural...