Papa apresenta ‘leve melhora’, mas ainda está em estado crítico, diz Vaticano
Pontífice está internado desde o último dia 14 de fevereiro devido a uma infecção polimicrobiana
O papa Francisco apresentou uma leve melhora nesta segunda-feira (24), informou o Vaticano. O estado de saúde do pontífice, no entanto, ainda é crítico.
De acordo com o boletim médico, Francisco apresenta uma “leve” falha nos rins que vem sendo monitorada, mas que não representa, inicialmente, perigo à sua saúde.
O Vaticano informou, ainda, que o papa retornou, parcialmente, seus trabalhos pela tarde, tendo, inclusive, conversado por telefone com a paróquia de Gaza.
“Ainda hoje não houve episódios de crises respiratórias asmáticas; alguns exames laboratoriais melhoraram”, disse a Santa Sé. “O monitoramento de insuficiência renal leve não é uma preocupação. A oxigenoterapia continua, embora com fluxo e porcentagem de oxigênio ligeiramente reduzidos”.
“Dada a complexidade do quadro clínico, os médicos prudentemente não estão divulgando um prognóstico ainda. Pela manhã recebeu a Eucaristia, enquanto à tarde retomou suas atividades laborais. À noite, ele ligou para o pároco de Gaza para expressar sua proximidade paterna. O Papa Francisco agradece a todo o povo de Deus que se reuniu nestes dias para rezar por sua saúde”, complementa a nota.
Internação
O papa Francisco está internado desde o último dia 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, após sentir dificuldade para respirar. O pontífice, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.